Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Masala: o conceito de antídoto na Ayurveda

Masala: o conceito de antídoto na Ayurveda

Encontrar o equilíbrio na digestão é um dos grandes propósitos preventivos na Ayurveda. A nossa capacidade digestiva envolve muito mais que a nossa capacidade de digerir e assimilar nutrientes.

Pinterest Google+
PUB

Garam Masala

A Garam masala, ou “especiarias quentes”, é usada para adicionar sabor e aroma aos alimentos. É comum também no subcontinente indiano, nas Maurícias e em outras partes do mundo. De acordo com o Ayurveda, as especiarias da garam masala têm uma potência quente e aumentam o Pitta, a temperatura corporal, e o poder digestivo. Existem várias variações aos ingredientes principais da fórmula da garam masala. É natural que cada família e região ajustem a fórmula à sua latitude e necessidades específicas.

 

Em vez de gengibre seco, algumas pessoas optam por adicionar gengibre fresco. Em algumas regiões, são também adicionados grãos de pimenta brancos aos grãos de pimenta pretos. Noutras regiões, são adicionadas sementes de funcho, açafrão, alho, feno-grego, mostarda e tamarindo, embora essa variação seja menos comum. No sul da Índia, é habitual usar-se como uma pasta geralmente feita com leite de coco ou água.

 

Para se preparar a garam masala caseira é necessário secar todas as especiarias à luz do sol por três a quatro dias para remover toda a humidade e libertar todos os possíveis germes que possam existir nas mesmas. Existe ainda a tradição de se assarem os temperos, que melhora o aroma de algumas especiarias, embora nem todas beneficiem deste calor extra.

 

As principais especiarias da Garam Masala são:

– Sementes de cominhos, quentes em potência. Equilibram o Kapha e o Vata e aumentam o Pitta. As sementes de cominho são úteis na anorexia. Elas conferem sabor aos alimentos, melhoram a força digestiva, ajudam na eliminação do ar abdominal, indigestão, síndrome do intestino irritável, hemorroidas, infestação por vermes e diarreia.

 

– Sementes de coentros são quentes em potência. As sementes de coentros conferem sabor aos alimentos, aumentam a força digestiva, ajudam sede excessiva, diarreia, infestação por vermes, anorexia, vómito e dor abdominal.

 

– Pimenta preta é quente em potência, e equilibra o Vata e o Kapha. A pimenta preta aumenta a força digestiva, estimula as secreções hepáticas, aumenta a produção de saliva e é útil na infestação de vermes. Elimina gases abdominais excessivos, inchaço abdominal e dor no abdómen.

 

– Pau de canela é quente em potência e equilibra o Vata e o Kapha, e aumenta  Pitta. A Canela é útil no aumento da força digestiva, digestão de alimentos, diarreia, indigestão, elimina o ar abdominal excessivo, estimula as secreções hepáticas e liberta a infestação por vermes. É útil na dor abdominal, na síndrome do intestino irritável e hemorroidas.

 

– Cravinho da índia é frio em potência, e equilibra o Kapha e o Pitta. O cravinho é útil para aumentar a força digestiva, a digestão e o sabor. Aumenta a produção de saliva, é útil na secura da boca e no mau hálito. Elimina o ar excessivo do abdómen, ajuda a reduzir o inchaço abdominal e a dor abdominal. Estimula as secreções hepáticas, é útil na anorexia, na acidez, na síndrome do intestino irritável crónico, náusea e sede excessiva.

 

– Vagens de cardamomo verde é frio em potência e equilibra todos os três doshas. O cardamomo é útil para nos livrarmos do mau hálito. Limpa a boca, é útil em náuseas, vómitos e sede excessiva. Dá sabor aos alimentos, aumenta a força digestiva, ajuda na digestão e atua como um laxante suave. É útil na dor abdominal, inchaço abdominal e hemorroidas.

 

– Vagens de cardamomo preto é quente em potência, e equilibra o Kapha e o Vata, e aumenta o Pitta. As vagens de cardamomo pretas conferem sabor aos alimentos, aumentam a força digestiva,  úteis na anorexia, náusea e vómito. Agem como um laxante suave, são úteis em sede excessiva, em dores abdominais, inchaço, problemas hepáticos e hemorroidas.

 

– Noz-moscada é quente em potência, e equilibra o Kapha e o Vata. É útil na remoção do mau hálito, confere sabor aos alimentos e é útil no aumento da força digestiva, na digestão, estimula as secreções hepáticas, elimina o ar abdominal excessivo, útil na diarreia, na infestação de vermes, na síndrome do intestino irritável, sede excessiva e vómitos.

 

– Folha de louro é quente em potência, e equilibra o Vata e o Kapha, e aumenta o Pitta. É útil no aumento da força digestiva, digestão de alimentos, diarreia e indigestão. Elimina o ar abdominal excessivo, estimula as secreções hepáticas e é útil na infestação por vermes, dor abdominal, síndrome do intestino irritável e hemorroidas.

 

– Gengibre seco é quente em potência, e equilibra o Kapha e o Vata. Atua como aperitivo, melhora o paladar e é útil na anorexia. Melhora a força digestiva, elimina o ar excessivo do abdómen, inchaço abdominal, dor abdominal, hemorridas, náusea e vómito.

Artigo anterior

Moda sustentável: RE.para quer mudar a nossa relação com o vestuário

Próximo artigo

Temperaturas mistas mostram novos padrões climáticos