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Marketing: combinações improváveis ou campanhas geniais

“Perfeito para velas, grelhadores e muito mais” é o headline da campanha que junta uma dupla “aparentemente” improvável, Snoop Dogg e Martha Stewart, e está verdadeiramente genial.

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Repleta de mensagens nas entrelinhas junta duas personagens tão diferentes ou se calhar não tanto! A campanha foi lançada nos EUA em 2020, mas só agora está a chegar aos nossos lineares (espreitem aqui: https://youtu.be/V9l9hdSAq8s).

 

Um rapper conhecido pela sua ligação à cultura da canábis e uma dona de casa especialista em “life style” e culinária pode parecer uma receita destinada ao fracasso, mas o oposto não poderia ser mais verdadeiro. A colaboração de Snoop e Martha não é de agora. Aliás, os dois são amigos e até já tiveram um programa de culinária juntos – “Martha & Snoop’s Potluck Dinner” – que tinha convidados de várias áreas e se revelou um sucesso nos EUA (esteve no ar duas temporadas).

 

A campanha anuncia “o melhor isqueiro para todas as ocasiões de iluminação” e destaca a conveniência do isqueiro BICÒ EZ Reach, projetado para iluminar locais de difícil acesso enquanto ajuda a manter os dedos longe da chama (por causa da haste extensível de 3,5 cm de comprimento). Seja para acender a lareira, fazer um fondue ou para cozinhar uma deliciosa massa de verão, Snoop e Martha sabem a importância de ter um isqueiro confiável para “acender velas, grelhar e muito mais.”

 

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Uma campanha divertida que nos mostra, de forma descontraída, as várias formas relevantes de utilizar um isqueiro da BIC destacando todas as ocasiões de uso e os principais benefícios que diferenciam o EZ Reach na categoria mais leve de isqueiros – fácil de usar, seguro e confiável, perfeito para todas as utilizações e para todos os dias.

 

O grande segredo desta campanha pode passar mesmo pela amizade de Snoop e Martha que torna a campanha divertida e genuína, transparecendo a química que existe entre os dois.

 

Aqui em Portugal creio que não houve exibição do programa de culinária destes dois “personagens”, contudo, pelo que li, Snoop adicionava as suas próprias ervas aos cozinhados, sem que Martha visse 😎 e, pelo que dizem as notícias havia muito fumo no camarim de Snoop durante as filmagens do programa – uma alusão discreta a este grande vicio de fumar está patente na nova campanha da BIC – sendo que Martha se “queixava” de ser fumadora passiva 😊 (com os efeitos (in)desejáveis desse fumo).

 

O programa de culinária, “Martha & Snoop’s Potluck Dinner Party”, quase podia ser utilizado como estudo sociológico, já que os espectadores observavam continuamente duas pessoas muito diferentes a explorar e a aprender sobre dois mundos também eles muito diferentes.

 

Desde sempre que comida e música aproximam as pessoas pelo que, é natural que um programa que une um dos maiores rappers e uma das maiores personalidades da gastronomia seja um programa vencedor. Snoop e Martha ficam “fofos” juntos e, este seu programa mostrou que é possível unir pessoas de diferentes origens e fazer acontecer – se calhar não somos assim tão diferentes! Aliás, há uma curiosidade que une Snoop e Martha, o fato de ambos já terem estado presos (por motivos diferentes, verdade, mas partilham a experiência). Já tinham imaginado a doce Martha como ex-presidiária?

 

O poder desta dupla é inegável e, por isso, as marcas ficaram atentas e juntaram-nos mais vezes. Desde operadoras móveis (T-Mobile), a marcas de snacks (Tostitos) até marcas de isqueiro (BIC)!

 

Mas, que lições podemos retirar desta campanha que une Snoop e Matha?

 

Algumas das principais conclusões são:

  • Parcerias inesperadas podem criar buzz: A colaboração entre Snoop Dogg e Martha Stewart, foi inesperada e gerou uma atenção significativa. Esta parceria ajudou a BIC a captar a atenção das pessoas recorrendo a parcerias inesperadas, mas, ainda assim, alinhadas com os valores da marca, e conseguiu gerar Buzz

 

  • Aproveite os influenciadores e as celebridades: Snoop e Martha são figuras influentes nos seus respetivos campos. Aproveitar o seu poder de estrela permitiu à BIC explorar as suas bases de fãs e expandir o seu alcance a novos públicos. Para além disso a marca permitiu-lhes promover autenticamente o seu produto.

 

  • Abrace o apelo entre gerações: Snoop e Martha apelam a diferentes gerações e demografias. Ao juntá-los, a BIC colmatou eficazmente a lacuna geracional e captou o interesse de um público mais vasto. Pense em como aproveitar o apelo intergeracional de determinados influenciadores ou estratégias de marketing para alcançar uma base de clientes mais alargada.

 

  • Destaque a versatilidade do produto: A campanha da BIC mostrou a versatilidade dos seus produtos ao apresentar Snoop e Martha a utilizá-los de várias formas. Isto demonstrou que as ofertas da BIC podem responder a diversos interesses e utilizações, apelando a uma gama mais vasta de consumidores. Destacar a versatilidade e a adaptabilidade dos produtos ou serviços pode ajudar a atrair uma base de clientes mais alargada.

 

  • Abrace o humor e a diversão: Os anúncios publicitários e o conteúdo promocional da campanha adotaram o humor e o divertimento, o que teve repercussões junto do público. Esta abordagem divertida e criativa criou uma experiência agradável para os espectadores e ajudou a BIC a diferenciar-se da concorrência. Incorporar humor e diversão nas campanhas de marketing pode tornar a marca mais identificável e memorável.

 

  • Capitalize as redes sociais e as plataformas digitais: A campanha da BIC baseou-se fortemente nas redes sociais e nas plataformas digitais para atingir o seu público-alvo. Isto permitiu uma fácil partilha, envolvimento e potencial viral. Certifique-se de que os seus esforços de marketing aproveitam os canais das redes sociais, os influenciadores e outras plataformas digitais para maximizar a exposição e o envolvimento.

 

  • Mantenha-se fiel à identidade da sua marca: Apesar da parceria pouco convencional, a campanha da BIC manteve-se fiel à sua identidade de marca. As mensagens e os visuais estavam alinhados com o compromisso da BIC com a qualidade, a inovação e a criatividade. Ao executar campanhas ou colaborações não convencionais, certifique-se de que continuam a estar alinhadas com os valores e a identidade principais da sua marca.

 

No geral, a campanha de marketing da BICÒ com Snoop Dogg e Martha Stewart permitiu à marca converter um produto “banal”, amplamente conhecido, adotado e usado (ou emprestado! Diz a marca que ninguém é dono de um BIC, normalmente pede-o emprestado 😊), e reapresenta-o aos consumidores como produto trendy.

 

Ao adaptar estas lições nas nossas próprias estratégias de marketing, podemos criar campanhas impactantes e memoráveis para as nossas marcas.

Vamos a isso?

 

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