Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Março é o mês do sável em Vila Franca de Xira

Março é o mês do sável em Vila Franca de Xira

Com a chegada do mês de março, o sável é presença obrigatória nas mesas de Vila Franca de Xira. Com 20 restaurantes aderentes em todo o concelho, esta é a altura certa para provar este peixe do rio frito com açorda de ovas ou provar novas propostas com risoto ou cabidela.

Pinterest Google+
PUB

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dá continuidade à sua Campanha de Gastronomia “Março, Mês do Sável”, numa iniciativa à qual se associam este ano 20 restaurantes de todo o concelho, em Vialonga, Alverca, Alhandra, São João dos Montes e Vila Franca de Xira.

 

Seja na sua confeção mais tradicional – o sável frito com açorda de ovas, ou descobrindo outras propostas em carta, como o sável frito com risoto de ovas ou a cabidela de sável, o “Março, Mês do Sável” é um evento mobilizador para milhares de visitantes que, a pretexto de uma bela refeição, descobrem um território cheio de motivos de interesse: natural, paisagístico, cultural e de lazer.

 

VEJA TAMBÉM: TASQUINHAS DE RIO MAIOR ESTÃO DE VOLTA COM PRODUTOS TRADICIONAIS

 

Para potenciar esta experiência, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira proporciona também, em articulação com diversos operadores e associações, alguns roteiros turísticos e culturais que incluem passeios no Tejo a bordo do Barco Varino “Liberdade” (núcleo museológico), visitas guiadas a museus e outras atividades.

 

Novidade este ano é a parceria estabelecida com a ACAPSI (Associação Cultural dos Avieiros da Póvoa de Santa Iria) proporcionando, nos fins-de-semana de março, visitas livres e gratuitas à Casa Avieira situada na Frente Ribeirinha da Póvoa de Santa Iria, que pode também ser conjugada com uma visita ao Núcleo Museológico “A Póvoa e o Rio”.

 

VEJA TAMBÉM: ‘FESTIVAL QUEIJO, PÃO E VINHO’ ESTÁ DE VOLTA

 

Neste âmbito, a Câmara Municipal traz ainda aos mercados municipais, o chef José Maria Lino e o chef Luís Machado para confecionarem a receita ao vivo e dar a provar aos visitantes.

 

Assente na tradição gastronómica das comunidades Varina e Avieira, cuja fixação na borda do Tejo é parte essencial da história e da cultura do concelho de Vila Franca e Xira, a Campanha de Gastronomia “Março, Mês do Sável” valoriza estas raízes, ao mesmo tempo que potencia a ligação do município ao rio Tejo e promove a sua frente ribeirinha, com 22km de extensão, enquanto uma das suas maiores riquezas naturais.

 

 

 

Artigo anterior

Destinos para os mais aventureiros

Próximo artigo

Karma, reencarnação e espiritualidade