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Manter a imunidade após o fim das máscaras

As medidas para prevenir a COVID-19 contribuiram de forma indireta para a prevenção da gripe e de outras infeções respiratórias típicas do inverno, nomeadamente rinofaringites, amigdalites, otites, laringites, bronquiolites, pneumonias e até episódios de exacerbação nos doentes asmáticos.

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As restrições impostas pela pandemia em relação aos contactos, a desinfeção de superfícies, o uso de máscara, o encerramento de escolas e jardins de infância entre outras medidas instituídas, fez com que mudasse a nossa realidade nos invernos anteriores, com redução drástica nos quadros de infeção respiratória e gripe, em todas as faixas etárias.

 

Existem muitos vírus e bactérias responsáveis pelas gripes e as infeções respiratórias, tendo todos em comum a sua forma de transmissão na comunidade, através de gotículas carregadas de vírus nas pessoas infetadas, exaladas na respiração, ao tossir, espirrar ou a falar.

 

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De facto, as medidas implementadas dirigidas à prevenção da COVID-19, nomeadamente a higienização das mãos e o uso correto da máscara, contribuíram de forma indireta na prevenção da gripe e de outras infeções respiratórias típicas do inverno, nomeadamente rinofaringites, amigdalites, otites, laringites, bronquiolites, pneumonias e até episódios de exacerbação nos doentes asmáticos.

 

O nosso sistema imunológico e sobretudo na infância, precisa de “exposição”, contactar com agentes patógenos do ambiente para fabricar anticorpos e se tornar eficaz no combate às infeções, o que chamo o “treino imunitário”. Um efeito colateral do distanciamento e do uso da máscara  foi a diminuição deste contacto.

 

Para manter o nosso sistema imunitário forte e saudável, deve-se:

  • Manter uma dieta saudável rica em frutas, legumes e cereais integrais. Privilegiar os alimentos de época, ricos em vitaminas e minerais A, B, C, D e E, ferro, zinco e selénio como a abóbora, brócolos, cogumelo shitake, figos, romã, diospiros, uvas, citrinos, castanhas, amêndoas. Os alimentos fermentados como o kefir, tempeh, chucrute e o iogurte melhoram a saúde do nosso intestino e ajudam a reforçar o nosso sistema imune, com efeito anti-inflamatório;

 

  • Dormir bem tem uma influência positiva no nosso bem-estar físico e psicológico;

 

  • Manter uma atividade física regular traz imensos benefícios a nível de saúde física e mental, pela libertação das chamadas “hormonas da felicidade” (Dopamina, Serotonina e Endorfinas);

 

  • Os medicamentos homeopáticos vêm sendo utilizados durante anos com muito sucesso na prevenção e no tratamento das doenças do inverno, entre elas a gripe. Existem medicamentos que são prescritos desde o início do outono e durante todo o inverno em modo de prevenção, estimulando a nossa imunidade inespecífica, como o Anas barbariae ou o Influenzinum, administrados na forma de uma dose por semana. Há outros que serão prescritos consoante o quadro infecioso e os sintomas que o doente apresenta. Podem ser usados em qualquer idade, sem praticamente efeitos adversos, são seguros e compatíveis com outros medicamentos, inclusive com a vacina da gripe.

 

No meio de tantas incertezas é normal, por vezes, ficarmos ansiosos e com algum receio em relação ao futuro. Será muito importante nos próximos tempos mantermos a calma, modificar o nosso diálogo interno, para não estar sempre preocupados, sobretudo por situações que não podemos controlar e por algumas que receamos e que até podem não acontecer. Viver o presente e cada dia com aceitação, de forma plena e consciente.

 

Por Maria Alfaro

Médica pediatra

 

 

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