Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Mantenha o espírito de férias enquanto trabalha

Mantenha o espírito de férias enquanto trabalha

As férias acabaram e agora debate-se com a frustração de ter de deixar essa bela vida para trás? Não se preocupe. Há pequenos truques que ajudam a prolongar a sensação de férias.

Pinterest Google+
PUB

Aproveite os fins de semana: Programe os restantes fins de semana, até ao final do verão, de forma a aproveitá-los intensamente, prolongando a sensação de férias. Faça uma escapadinha ou vá a uma praia próxima com amigos e família.

 

Escolha uma nova atividade: Para ajudar a combater a sensação de que voltou para a mesma rotina, altere a sua agenda. Pode escolher um desporto, aprender uma língua ou iniciar trabalho de voluntariado numa associação, o importante é ter a sensação de que está a começar algo novo.

 

Redecore o seu espaço de trabalho: Traga uma moldura ou um vaso novo para colocar na secretária. Se possível, altere a disposição da secretária ou coloque cortinas novas. Na nova decoração, deve fazer parte um objeto que a faça lembrar das recentes férias. De cada vez que se enervar, olhe para esse objeto e permita-se relaxar. Aproveite ainda para fazer uma limpeza no espaço de trabalho e organizar ficheiros no computador.

 

Crie uma lista de música de verão: Ouça as mesmas músicas que ouviu durante as férias, o que vai ajudar a relaxar e trazer à memória boas recordações. A música é um ótimo veículo para melhorar a disposição de todos.

 

VEJA TAMBÉM: COMBATA O STRESS PÓS-FÉRIAS

 

Respeite o horário de trabalho: Nos primeiros dias, retome o trabalho de forma lenta, saindo do escritório à hora marcada e deixando para trás as preocupações. Se possível não marque reuniões ou apresentações muito importantes na primeira semana. É importante ter tempo para se reintegrar.

 

Reintegre-se: De volta à empresa, procure saber que mudanças foram feitas enquanto esteve fora. Além disso, retome o seu horário normal de sono e refeições três dias antes de regressar ao trabalho. Desta forma, dá ao seu corpo tempo para acertar o relógio biológico. Voltará ao escritório mais bem disposta e descansada.

 

Faça um intervalo: Por 10 ou 15 minutos, afaste-se da secretária. Parar em frente ao computador enquanto engole um iogurte não conta como intervalo. Vá à varanda e aprecie o sol e respire ar fresco. À hora de almoço, saia do escritório para almoçar com colegas, amigos ou família.

Pensamento positivo: Vários estudos mostram que o nosso estado de espírito influencia o trabalho. Se tiver uma postura positiva e otimista vai sentir-se mais calma e enérgica no trabalho.

 

Rejeite o termo depressão: Apesar da designação um pouco assustadora, o stress ou síndrome pós-férias tem a duração de apenas uma ou duas semanas e não implica qualquer tipo de tratamento médico. Não use a palavra depressão, que é um problema clínico bastante mais grave e prolongado no tempo.

 

Estabeleça prioridades: Ao regressar ao trabalho, pode sentir-se assoberbada com tantas questões pendentes a tratar, emails a ler. Comece por fazer uma lista de tarefas, dando prioridade ao que realmente importa.

 

Relembre-se da importância do seu trabalho: Deve fazer este exercício diariamente, obrigando-se a ver os efeitos positivos de trabalhar. Pense que as férias que acabou de usufruir foram pagas com o seu trabalho.

 

VEJA TAMBÉM:

COMBATA O STRESS PÓS-FÉRIAS

SOS BOLAS DE BERLIM: RETOMAR A DIETA PERDIDA

COMO ORGANIZAR O FRIGORÍFICO CONSERVANDO A COMIDA DURANTE MAIS TEMPO

 

Artigo anterior

Estes alimentos drenam a sua energia

Próximo artigo

Cuidados de beleza pós-férias para recuperar das agressões do verão