Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Manchas nos dentes: o que podem ser, causas e tratamentos

Manchas nos dentes: o que podem ser, causas e tratamentos

Ninguém gosta de sorrir e apresentar manchas nos dentes, podendo até estas serem causadoras de algum desconforto e levar a que se esconda o sorriso. Mas há boas notícias! Algumas destas manchas podem ser removidas ou, pelo menos, disfarçadas.

Pinterest Google+

Existem dois tipos de manchas, as intrínsecas e as extrínsecas. As primeiras são as que surgem na parte interna do dente e que podem aparecer devido a situações orgânicas, como, por exemplo, a ingestão excessiva de flúor ou o uso de antibiótico tetraciclina durante o período de formação dos dentes. Os traumas dentários e o natural envelhecimento também podem levar ao aparecimento deste tipo de manchas, cuja coloração, normalmente, é esbranquiçada.

 

As extrínsecas decorrem de hábitos como tabagismo ou ingestão de bebidas escuras, como o café, vinho tinto ou certos tipos de chá, ingestão de alimentos com corantes e acumulação de placa bacteriana e bactérias cromogénicas. Podem apresentar diferentes tonalidades, desde o verde, a alaranjado ou mesmo negro.

 

Existem também manchas que resultam do bruxismo, da erosão ácida nos dentes, de fatores genéticos como a dentinogénese ou amelogénese imperfeita (condições que afetam a formação e desenvolvimento dos dentes).

 

Atualmente existem vários tratamentos consoante o tipo e a causa da mancha dentária. As extrínsecas, por exemplo, podem ser removidas através de limpezas e polimento dentário feitos no consultório, enquanto que no caso das intrínsecas o tratamento ser o branqueamento dentário e, caso não seja o suficiente, dependendo da gravidade, poderá ser necessário recorrer a facetas ou coroas.

 

O médico dentista, ao analisar cada caso em concreto, irá indicar o melhor tratamento para a resolução do problema.

Artigo anterior

Pequenas coisas que a fazem engordar sem dar por isso

Próximo artigo

Um saltinho a Espanha: os sete destinos de excelência recomendados pela rede EDEN