Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Malefícios dos produtos de limpeza que compra para a sua casa

Malefícios dos produtos de limpeza que compra para a sua casa

Apesar da alta eficiência dos produtos de limpeza, deve ter cuidado com a exposição a estas substâncias tóxicas. São tóxicos e fabricados a partir de derivados de petróleo não renováveis. Vamos perceber mais.

Pinterest Google+

Começo em primeiro lugar por fazer-lhe uma pequena questão: alguma vez perdeu tempo a ler os rótulos de detergentes que tem por hábito comprar para a sua casa? Naturalmente a resposta a esta questão será não. Afinal, quem deseja ler uma lista infindável de ingredientes com termos completamente incompreensíveis?

 

Mas a verdade é que ao não conseguir decifrar estas designações não tem presente que estes produtos químicos de uso diário são altamente nocivos à nossa saúde e ao meio ambiente.

 

Embora estes produtos ofereçam rapidez e eficácia nas lides domésticas, não são, de todo, os mais seguros para si e para a sua família. São tóxicos e fabricados a partir de derivados de petróleo não renováveis. Vamos perceber mais:

 

Proteja a sua saúde

As substâncias químicas presentes nas fórmulas dos produtos de limpeza convencionais, não retidas nos sistemas de águas, vão parar a rios, oceanos e, mais tarde, aos nossos pratos. Para além disto, estudos mostram que a exposição contínua a algumas destas substâncias químicas pode contribuir para o desenvolvimento de problemas respiratórios ou cognitivos, diminuir a fertilidade, ou mesmo, provocar alterações no ADN.

 

É importante termos a consciência dos problemas graves inerentes à exposição a estes produtos tóxicos nas nossas próprias casas. Os estudos realizados nos últimos anos são consistentes e não deixam margem para incertezas. É necessário agir no sentido da consciencialização e desenvolvimento de alternativas para mitigar esta problemática.

 

Proteja o meio ambiente

O planeta está a atravessar um momento bastante delicado no que diz respeita à poluição dos mares e oceanos. Anualmente, são milhares os animais que morrem no meio aquático, devido à poluição. Muitas espécies estão, hoje, em perigo de extinção.

 

A contaminação das águas por produtos altamente poluentes e os plásticos consumidos por indústrias não sustentáveis são só algumas das razões que contribuem para o impacto ambiental nos oceanos.

 

Faça boas escolhas

Proteja-se a si e à sua família, moderando o consumo e a exposição a produtos químicos de limpeza em sua casa. Atualmente, já começam a existir no mercado algumas alternativas mais amigas do ambiente. Alternativas biodegradáveis para uma limpeza doméstica mais segura e eficiente.

 

Caso pretenda, também poderá fazer os seus próprios produtos de limpeza. Mas isso ficará para mais tarde. Partilharemos consigo tudo o que precisa de saber para uma limpeza verde e sustentável no lar.

 

Artigo anterior

Pelo que é grata? Veja os passos a seguir

Próximo artigo

Dieta rica em maças e tomates ajuda a reparar pulmões de ex-fumadores