Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Pizza de polvo? Mais de 50 receitas de polvo para provar na Lourinhã

Pizza de polvo? Mais de 50 receitas de polvo para provar na Lourinhã

Cerca de duas dezenas de restaurantes apresentam as suas melhores receitas na 12ª Quinzena Gastronómica do Polvo. Entradas, pratos principais e até sobremesas fazem parte do menu. Apetece-lhe tempura de polvo com arroz do mar, pizza de polvo à lagareiro ou algo mais tradicional como arroz de polvo?

Pinterest Google+
PUB

O município da Lourinhã volta a receber, de 20 a 30 de maio, a Quinzena Gastronómica do Polvo, naquela que é já a sua 12ª edição. O aguardado evento celebra a gastronomia da região em mais de 20 restaurantes aderentes, onde o polvo é o elemento central de todos os pratos. De entradas, a prato principal e até sobremesas, são mais de 50 as receitas criadas especialmente para a Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã.

 

Aliando a tradição à modernidade, poderão ser degustadas, entre muitas outras, as seguintes iguarias: Polvo panado com açorda de coentros, Tempura de polvo com arroz do mar, Caril de polvo, Polvo à Brás, Carpaccio de polvo, Pica-pau de polvo, Pizza de polvo à lagareiro, Sandes de polvo à Bulhão Pato, Macarron de polvo e Sonhos com doce de polvo.

 

Face à pandemia COVID 19, o Município da Lourinhã adaptou o conceito original desta Quinzena Gastronómica às novas circunstâncias, passando o evento a poder ser usufruído, para além de nos restaurantes aderentes (no interior ou na esplanada), também em casa, através das modalidades de take-away e delivery. Para o efeito, há a referir que o executivo camarário aprovou um apoio excecional a todo o setor da restauração e bebidas para alargamento ou atribuição de esplanadas com isenção de taxa até 31 de dezembro de 2021. Além disso, o Município celebrou um protocolo com a ANTRAL (Associação Nacional de Transportes Rodoviários ou Automóveis Ligeiros), disponibilizando gratuitamente o serviço de entregas na região durante os 11 dias da iniciativa.

 

VEJA TAMBÉM: DE CHAVES A FARO: ROTEIRO DE AUTOCARAVANA PELA ESTRADA MAIS COMPRIDA DE PORTUGAL

 

Outra novidade do Município, ligada ao apoio à divulgação e promoção do comércio local, foi o lançamento da sua plataforma Buy Lourinhã, destinada a compras online do comércio local, como restauração, alojamento, saúde, cultura. Esta plataforma digital permite aos empresários da região terem uma presença online e, aos consumidores, permite-lhes fazer compras no conforto e segurança das suas casas, ficando a par da diversificada oferta de negócios do concelho da Lourinhã, numa única montra.

 

«Depois de um 2020 tão conturbado, é com enorme felicidade que voltamos a realizar no concelho um dos seus eventos mais acarinhados. Trabalhámos muito para adaptar esta edição da Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã à nova realidade, apoiando os negócios locais e assegurando uma experiência em segurança para todos os nossos visitantes. Deixo aqui o convite: no restaurante, na esplanada ou em casa, participe na XII Quinzena do Polvo da Lourinhã», afirma João Serra, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã.

 

À descoberta da Lourinhã

Além da Quinzena Gastronómica do Polvo, o Município deixa o convite à visita e descoberta da região da Lourinhã e dos seus pontos de interesse como a Mostra Urbana de Dinossauros – um percurso com modelos de dinossauros à escala real no interior da vila, o Dino Parque – o maior museu ao ar livre de Portugal, o Museu da Lourinhã e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. No Moledo, poderá reviver os amores de Pedro e Inês, percorrendo a Mostra de Arte Pública, bem como descobrir as azenhas do Vale Cornaga e os moinhos de vento da Pinhôa.

 

Com uma linha de costa de 12 km, a Lourinhã oferece ainda uma vasta diversidade de praias, como Areia Branca, Areia Branca-Foz, Areal, Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão. Em breve, poderá ser visitado um espaço museológico dedicado às tradições piscatórias: o espaço museológico Olhar o Mar, na vila de Ribamar. Este espaço propõe-se a preservar a história da pesca e dos pescadores da região e as técnicas e utensílios de navegação, orientação e comunicação no mar. Além disso, poderão também ser observados vários objetos tradicionais de pesca, nomeadamente do polvo.

 

Moinho em Moledo, na Lourinhã

«A apenas 45 minutos de Lisboa, a região da Lourinhã disponibiliza inúmeros pontos de interesse para residentes, visitantes e turistas. Seja pela sua reconhecida gastronomia local, pela sua galardoada Aguardente DOC Lourinhã, pelas suas magníficas praias ou pelo seu passado ligado aos dinossauros e à batalha que pôs fim à Primeira Invasão Francesa em Portugal, há muito para conhecer e experienciar na Lourinhã, tanto agora no final de maio, como ao longo de todo o ano», explica João Serra.

 

A lista de restaurantes aderentes à iniciativa conta com a presença da Adega do Careca, Alma Nova, Barracão do Petisco, Restaurante Residencial Braga, Carlos dos Leitões, Restaurante Cervejaria Castelo, Chico Neto, DinossauroFood, Dom Lourenço, Foz Restaurante, Novo Parque, O Moleiro, O Pão Saloio, O Passarinho, O Viveiro, Páteo Ibérico, Pizza & Companhia, Solmar & Terrace, Terra à Terra, Vestigium e Vista Mar by Noiva do Mar.

 

VEJA TAMBÉM:

OS CABOS MAIS MAGNÍFICOS DE PORTUGAL

DESCUBRA A GRANDE ROTA DA RIA DE AVEIRO

O TOP DAS CIDADES COM MAIS PARQUES VERDES EM PORTUGAL

RUÍNAS ROMANAS DE TRÓIA: DAS 1500 ÂNFORAS RECUPERADAS ÀS DEZENAS DE TANQUES DE SALGA DE PEIXE ENCONTRADOS

Artigo anterior

A abordagem multidisciplinar do marketing

Próximo artigo

A importância da limpeza de pele