Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Mais de 40 mil finalistas do secundário vão receber orientação para determinar vida profissional

Mais de 40 mil finalistas do secundário vão receber orientação para determinar vida profissional

Um roadshow que se inicia a 8 de janeiro vai ajudar jovens de todo o país a definir, com consciência, o próximo passo nas suas carreiras escolares ou profissionais.

Pinterest Google+

A Associação Inspirar o Futuro inicia no próximo dia 8 de janeiro o roadshow Yorn Inspiring Future, que passará por escolas secundárias do Centro e Norte do país. A inauguração será na Escola Secundária Sá da Bandeira e conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Chegados ao final do ensino secundário, os jovens têm uma decisão a tomar: continuar os estudos ou ingressar no mercado de trabalho. O Projeto Yorn Inspiring Future, pelas mãos da Associação Inspirar o Futuro, surge como resposta social à lacuna identificada: a dificuldade dos jovens em definir, com consciência, o próximo passo.

 

VEJA TAMBÉM: DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL ATINGE 87% DA POPULAÇÃO

 

«Esta associação, sem fins lucrativos, foca-se sobretudo numa atuação preventiva e no terreno, trabalhando lado a lado com a comunidade escolar, através de eventos de orientação profissional de apoio direto aos alunos. O Yorn Inspiring Future promove, desta forma, o autoconhecimento dos alunos e a continuidade dos seus estudos para o ensino superior, procurando ser voz ativa contra o desemprego jovem», explica o comunicado divulgado.

 

A inauguração deste roadshow será no dia 8 de janeiro de 2018, na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, e contará com a presença de Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. No total, serão abrangidas 250 escolas secundárias que nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal irão abranger mais de 19 mil jovens; já nos distritos de Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu abrangerão mais de 17 mil jovens.

 

VEJA TAMBÉM: NUMEROLOGIA: COMO SERÁ O ANO DE 2018 E O SEU ANO PESSOAL

 

Estas atividades surgem na continuação da presença do Yorn Inspiring Future, durante outubro e novembro, nos restantes distritos do país. Neste ano letivo, o Yorn Inspiring Future terá impacto na vida de mais de 42 mil jovens. «Este projeto, direcionado para os alunos do ensino secundário – mais concretamente 12º ano –, tem revelado a sua eficácia no impacto social gerado através da medição da capacidade de proatividade, motivo pelo qual um grande número de escolas secundárias a nível nacional já adotou a iniciativa», revela o comunicado divulgado.

 

Dados os resultados alcançados, o Yorn Inspiring Future conseguiu obter um financiamento de 720 mil euros de investidores privados que acreditam no impacto positivo que este projeto tem para a sociedade, e do Portugal 2020, através do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social.

Artigo anterior

Há um novo recorde insólito… o cabelo mais comprido do mundo

Próximo artigo

Soluções alimentares para problemas de saúde comuns