Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Mais de 15 organizações marcham no sábado pelo clima

Mais de 15 organizações marcham no sábado pelo clima

A marcha está marcada para começar às 15h no Largo Camões, em Lisboa.

Pinterest Google+
PUB

A plataforma Salvar o Clima, composta por mais de uma dezena de organizações da sociedade civil, convoca para dia 1 de junho às 15h no Largo Camões a marcha “Nós Fazemos o Futuro”.

 

A poucos dias das eleições europeias, as organizações querem deixar claro que nos próximos cinco anos – correspondente ao próximo mandato europeu – “a maioria dos cortes nas emissões terão de acontecer e, portanto, quase todas as políticas públicas pela Justiça Climática precisam de ser alcançadas”.

 

As organizações da sociedade civil destacam seis reivindicações principais para a marcha: transição justa já, cancelamento da dívida do Sul Global, fim aos subsídios fósseis, ultra-ricos e empresas poluidoras pagam a transição, energia renovável como bem público e acessível, e fim à publicidade das empresas de combustíveis fósseis.

 

Ana Matias, membro da Sciaena e porta-voz da plataforma, afirma que “esta é uma marcha para unir as organizações da sociedade civil em torno de algo pelo qual todas lutamos: um futuro num planeta habitável e justo. Nos próximos anos, temos de ganhar todas as medidas de justiça climática, bem como os cortes de emissões europeus. Apelamos a todas as pessoas e organizações que se juntem a nós este sábado”.

 

A convocatória europeia conta já com mais de 70 manifestações por toda a Europa, incluindo países como Espanha, Itália, Alemanha, França, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Áustria, Holanda e República Checa.

 

Artigo anterior

Zamboa, o limão gigante que cura quase tudo

Próximo artigo

Vida saudável: o verão pode ser o seu trampolim