Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Maioria dos portugueses considera embalagens de vidro as mais sustentáveis

Maioria dos portugueses considera embalagens de vidro as mais sustentáveis

O vidro é um material de embalagem produzido apenas à base de matérias-primas existentes na natureza. É também 100% reciclável, infinitas vezes, evitando assim o consumo de matérias-primas originais.

Pinterest Google+
PUB

Cerca de 77% dos portugueses já se preocupam com a saúde na escolha da embalagem dos produtos que consomem, de acordo com um estudo promovido recentemente pela Friends of Glass Portugal, plataforma de consumidores que defende a utilização de embalagens de vidro e a sua reciclagem. Para estes inquiridos, o vidro ocupa o topo das preferências com 70% a optarem por este material. Segue-se a opção pelo cartão/papel, com 66% das preferências, a lata/alumínio, com 13%, e o plástico, com 12%.

 

Dos 23% de inquiridos para quem o material de embalagem não é uma preocupação associada à saúde, 40% admitem não saber que o material das embalagens também pode ter impacto na sua saúde, 39% apontam o preço como a sua prioridade e 18% referem que este é um tema que não está no topo das suas preocupações.

 

VEJA TAMBÉM: COMO CONSTRUIR UMA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

 

Vidro, uma escolha saudável e sustentável

Da análise das preferências no quadro geral, 76% dos inquiridos afirmam consumir regularmente produtos embalados em vidro. Além das questões como a saúde, 61% optam ainda pelas embalagens de vidro porque este material não afeta o sabor, reforçando assim a importância de um material de embalagem que preserve intactas as propriedades originais dos alimentos.

 

56% opta por este material por ser mais fácil de reciclar, o que demonstra que o consumidor leva em conta os resíduos por si gerados, no momento  de fazer a compra, priorizando as escolhas que possibilitam a reciclagem; e 23% por ser natural uma vez que o vidro é produzido com  areia, soda  e calcário. Além disso, atualmente a principal matéria-prima desta indústria é o próprio vidro reciclado, que reduz o consumo das matérias-primas naturais, da energia usada, assim como as emissões atmosféricas.

Beatriz Freitas, Secretária-Geral da AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem), reforça a importância de promover a escolha de embalagens de vidro junto das famílias portuguesas. A nossa saúde e a do planeta está-se a tornar um dos principais fatores de decisão no momento da compra. Esta é uma boa notícia e estamos muito satisfeitos por a nossa mensagem estar a chegar a tantas famílias, como confirmam estes resultados, e continuamos empenhados em promover os benefícios associados a esta escolha.’

 

O vidro é um material de embalagem produzido apenas à base de matérias-primas existentes na natureza, que respeita o bem-estar do planeta e dos seus habitantes. Sendo inerte, o vidro garante também ao consumidor que os alimentos embalados não são contaminados por produtos químicos prejudiciais para a sua saúde e ambiente, mantendo ainda o aroma, sabor e conservando as qualidades nutricionais do produto embalado, sem necessidade de aditivos. O vidro é ainda 100% reciclável, infinitas vezes, evitando assim o consumo de matérias-primas originais, poupando energia e reduzindo as emissões de CO2.

 

 

 

 

Artigo anterior

Como gerir a ansiedade infantil?

Próximo artigo

Doçura ou travessura? DiverLanhoso promete muitos sustos neste Halloween