Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Maioria das praias da Europa com qualidade para ir a banhos

Maioria das praias da Europa com qualidade para ir a banhos

Cerca de 85% das praias monitorizadas da Europa tem ‘qualidade excelente’, o que significa que estão livres de poluentes que possam afetar a saúde humana e o ambiente. Portugal está na média europeia.

Pinterest Google+
PUB

Se está a pensar ir a banhos nalguma praia da Europa nestas férias, faça-o com tranquilidade porque a esmagadora maioria tem qualidade para isso, de acordo com um relatório da Comissão Europeia e da Agência Europeia do Ambiente.

 

O relatório incide sobre as praias e locais para banhos monitorizados na Europa, cujos últimos dados disponíveis são de 2016. Cerca de 85% destes locais tem ‘qualidade excelente’, o que significa que estão livres de poluentes que possam afetar a saúde humana e o ambiente. E 96% tem a qualidade mínima exigida segundo as regras da União Europeia, revela o relatório.

 

Veja também: Praia de Galapinhos é a melhor da Europa

 

Este documento confirma ainda uma tendência positiva, dos últimos 40 anos, de água cada vez mais limpa em praias e pontos de natação em toda a Europa. A avaliação compilou análises de água de mais de 21 000 locais para banhos e dá uma boa indicação de quais poderão ser os melhores locais para nadar neste verão.

 

Segundo o relatório (ver infografia abaixo), apenas o Luxemburgo atingiu os 100%, ou seja, todos os locais monitorizados tinham qualidade excelente para se tomar banho. Portugal encontra-se exatamente na média, pois alcançou uma percentagem e 85%.

 

Veja também: Praias tranquilas no Algarve

 

Se vai de férias para o Chipre, Malta, Grécia ou Áustria, tire a roupa com toda a tranquilidade, pois as águas destes países atingiram percentagens acima dos 90%. Já se for para a Albânia, o melhor é escolher outra atividade lúdica, pois apenas 37% das praias avaliadas tinham qualidade para se poder nadar.

 

Maioria das praias da Europa com qualidade para ir a banhos

Artigo anterior

Michael Kors compra Jimmy Choo em negócio milionário

Próximo artigo

Guloso lança gama de tomate biológico do Ribatejo