Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Maior festa do queijo Serra da Estrela realiza-se em Oliveira do Hospital

Maior festa do queijo Serra da Estrela realiza-se em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é palco de inúmeras provas daquele que é um dos mais apreciados queijos de Portugal. Mas o queijo não está só. Faz-se acompanhar de bons vinhos, enchidos, doces, pão… e de muitas atividades, claro.

Pinterest Google+

A «maior festa do queijo Serra da Estrela de Portugal», segundo a autarquia de Oliveira do Hospital, realiza-se nos dias 16 e 17 de março, em pleno centro desta cidade, no largo Ribeiro do Amaral. A festa foi apresentada oficialmente pelo Município de Oliveira do Hospital, esta quarta-feira, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no stand da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.

 

No certame, onde são esperados muitos milhares de visitantes, estarão centenas de expositores de produtos endógenos, artesanato, gastronomia, entre outros artigos, com especial destaque para os produtores de queijo Serra da Estrela DOP.

 

VEJA TAMBÉM: ‘FESTIVAL QUEIJO, PÃO E VINHO’ ESTÁ DE VOLTA

 

O evento conta ao longo dos dois dias com uma vasta panóplia de iniciativas que os milhares de visitantes esperados vão encontrar pelo recinto da festa, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, enchidos, “show-cooking”, concursos gastronómicos, fabrico de queijo e requeijão ao vivo, tosquias e exposição de animais.

 

De relevo é também a aposta na promoção do artesanato local através da presença de diferentes artesãos do concelho de Oliveira do Hospital que, no palco da tenda Queijo Serra da Estrela, farão demonstrações ao vivo das suas artes. A animação cultural e musical será uma constante, com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que irão atuar pelo recinto da festa e nos vários palcos instalados no recinto do evento.

 

VEJA TAMBÉM: COTTAGE, O QUEIJO RICO EM PROTEÍNAS E BAIXO EM CALORIAS

 

A Tenda de Eventos onde serão dinamizadas diversas iniciativas, ao longo dos dois dias, que complementam a venda de produtos endógenos de qualidade e o artesanato, é um dos locais de visita obrigatória. Aí os visitantes poderão assistir aos shows cooking – sempre tendo como base aquela que é uma das «Maravilhas da Gastronomia Portuguesa», o queijo Serra da Estrela.

 

Para os mais pequenos, estará em funcionamento a Escolinha do Queijo com a execução de várias atividades centradas no queijo Serra da Estrela e toda a atividade ligada à pastorícia.

 

Artigo anterior

Algarve lança Observatório para o Turismo Sustentável

Próximo artigo

Escapadinha: descubra a natureza europeia nestes dez belos parques