Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Luz solar beneficia o sistema imunitário

Luz solar beneficia o sistema imunitário

A sua luz permite a produção de vitamina D, essencial para uma vida mais saudável, mas este estudo revela outro benefício poderoso desta estrela gigante. Na verdade, a luz solar dá ritmo a uma célula essencial para a proteção do sistema imunitário humano.

Pinterest Google+

A luz solar fornece energia às células T, que desempenham um papel importante no sistema imunitário, através de um mecanismo separado da produção de vitamina D, de acordo com um estudo conduzido por investigadores do Centro Médico da Universidade de Georgetown, EUA.

 

O estudo concluiu que os níveis baixos de luz azul, encontrados nos raios solares, fazem com que as células T se movam mais rápido, fazendo com que esta seja a primeira célula humana relatada que responde à luz solar na alteração do seu ritmo.

 

Veja também: Sabe o que é um dream catcher?

 

«As células T precisam de se mover para fazerem o seu trabalho, que é chegar ao local de uma infeção e orquestrar uma resposta», diz Gerard Ahern, um dos investigadores, em declarações ao site da universidade. «Este estudo mostra que a luz solar ativa diretamente células-chave no sistema imunológico, aumentando o seu movimento».

 

Veja também: Sol para que te quero…

Embora a produção de vitamina D requerer luz UV, que pode promover cancro de pele e melanoma, a luz azul do sol, bem como de lâmpadas especiais, é mais segura.

 

As células T movem-se com a luz azul devido à síntese de peróxido de hidrogénio que ativa uma via de sinalização que, por sua vez, aumenta o movimento das células T. O peróxido de hidrogénio é um composto que os glóbulos brancos libertam quando há uma infeção e é necessário matar bactérias. Nesse momento ‘chamam’ as células T e outras células imunológicas para armadilhar uma resposta imune.

Artigo anterior

Celebridades aderem ao 'pink hair'

Próximo artigo

Aplique o empreendedorismo em todas as áreas da sua vida!