Home»FOTOS»Luis Buchinho recorda hits dos Anos 80 na nova coleção

Luis Buchinho recorda hits dos Anos 80 na nova coleção

O criador português levou à Semana de Moda de Paris uma coleção primavera/verão 2016 recheada de inspiração nos grupos musicais dos Anos 80 e nos seus videoclips

Pinterest Google+
PUB

Luís Buchinho fala de continuidade no que à inspiração diz respeito. Depois de, em março último, partilhar memórias de infância associadas à banda desenhada, o criador deixa-se agora influenciar “pelos grupos musicais dos anos 80 e pelos seus videoclips”. Foram estas as personagens que, segundo o próprio, suscitaram, pela primeira vez, o seu interesse pela moda.

 

São três os movimentos de época que merecem a atenção de Luís Buchinho: a “femme fatale” em branco e preto (tal como no videoclip “The Chauffeur” dos Duran Duran), o lado “boyish” das primeiras boys bands (por exemplo, Spandau Ballet) e ainda a moda excêntrica dos grupos Culture Club e Thompson Twins.

 

O resultado é uma coleção composta por calças masculinas conjugadas como peças oversize, que contrastam com “looks glamourosos”, como vestidos tubo e casacos curtos. Em destaque também os ombros exagerados e os prints gráficos.

 

Da paleta de cores fazem parte o preto, o bordeaux, o azul céu e o mostarda. Também as cores pretendem fazer lembrar as capas dos álbuns e das revistas musicais da década de 80, época que Luís Buchinho define como “preciosa”.

 

No ano em que celebra o 25.º aniversário de carreira, o designer reconhece que foi exatamente nessa altura que nasceu a sua paixão “pelo visual e pelo imaginário”, ou seja, foi nessa década que começou a “aventura” pelo mundo da moda.

 

Artigo anterior

Os herdeiros da moda

Próximo artigo

Rihanna e Beyoncé processam marca francesa por uso indevido de imagem