Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Lourinhã: Quinzena Gastronómica junta o cheirinho da aguardente ao melhor da gastronomia portuguesa

Lourinhã: Quinzena Gastronómica junta o cheirinho da aguardente ao melhor da gastronomia portuguesa

O ex-líbris da Lourinhã volta a marcar a agenda da região, num evento que decorre de 14 a 24 de novembro naquela que é a sua 8ª edição. A Aguardente DOC Lourinhã volta a ser o elemento de destaque de um diverso rol de pratos que vão ser servidos em 13 restaurantes.

Pinterest Google+

A 8ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã tem lugar de 14 e 24 de novembro, iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal da Lourinhã em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol e vários estabelecimentos de restauração, com o objetivo de, mais uma vez, promover aquela que é considerada «uma das três melhores aguardentes a nível mundial».

 

À semelhança dos anos anteriores, a Aguardente DOC Lourinhã volta a ser o elemento de destaque de um diverso rol de pratos gastronómicos criados especialmente para o evento, que poderão ser degustados em 13 restaurantes aderentes do município da vila da sub-região do Oeste.

 

Para entradas, podem ser apreciadas receitas clássicas como Creme de marisco, Empadas de Frango ou Mexilhão, e algumas bem mais arrojadas, como Camarões picantes com Caril, Vieiras braseadas com espuma de Citrinos ou Gambas Flamejadas, todas elas confecionadas com a aclamada bebida espirituosa da Lourinhã.

 

VEJA TAMBÉM: NO MÊS DAS CASTANHAS… NÃO LHE FALTAM FESTAS, FEIRAS E FESTIVAIS DEDICADOS

 

Seguindo para os pratos principais, e para aguçar o apetite de todos os visitantes, o cardápio da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC de 2019 conta com uma panóplia de receitas inovadoras e diferenciadas, que vão desde Lombinhos de Porco com molho de manga e aguardente DOC Lourinhã, Telha de Polvo com aguardente DOC Lourinhã, Costeletas de Borrego com puré de beterraba e molho de Aguardente DOC Lourinhã, passando pelos Choquinhos fritos com Aguardente DOC Lourinhã.

 

Para um final adocicado desta edição, serão também servidas sobremesas capazes de satisfazer os mais apurados paladares dos participantes, entre as quais se destacam o Pudim de Abóbora com Aguardente DOC Lourinhã, o Cheesecake Aguardente DOC Lourinhã, a Mousse de Chocolate regada com Aguardente DOC Lourinhã, a Maçã Assada com Aguardente DOC Lourinhã e ainda o Petit Gâteau com Aguardente DOC Lourinhã, frutos do bosque e avelã.

 

Para além da componente da restauração, o evento contará também com a realização de atividades abertas ao público, mediante inscrição prévia, como a já habitual visita à Adega Cooperativa da Lourinhã, onde se realizarão provas de aguardente e degustação de produtos com Aguardente DOC Lourinhã, no dia 16 de novembro, a partir das 15h30, mediante inscrição (adega.lourinha@gmail.com / 261422107) e, no dia 23 novembro, pelas 16h, no Espaço Sabores Lourinhã, decorrerá uma demonstração de técnicas de confeção de doçaria com Aguardente DOC Lourinhã, seguida de degustação (também mediante inscrição prévia). No dia 24 do próximo mês, os visitantes poderão, também, participar no Trilho da Aguardente DOC Lourinhã.

 

VEJA TAMBÉM: CRUZEIRO ÚNICO DÁ A VOLTA AO MUNDO EM 117 DIAS

 

«É sempre um motivo de grande orgulho para a região, sermos produtores de uma das aguardentes mais apreciadas no mundo e constituirmo-nos como uma das três regiões demarcadas de aguardente vínica mundiais. Assim, iniciativas como a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, são uma ótima maneira de divulgar aquilo que a nossa região tem de melhor, contando, por isso, com o apoio da autarquia», refere João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro do Turismo e Competitividade.

 

«O crescente sucesso que este evento tem tido ao longo de todas as suas edições só tem vindo a comprovar o quão importante é, não só valorizar, mas também comunicar produtos de excelência da nossa região, como a Aguardente DOC Lourinhã, que é, naturalmente, um forte contributo para a economia local e um fator de diferenciação», remata o responsável pela iniciativa.

 

A edição deste ano da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã contará com a participação dos seguintes restaurantes: 100 Pratus, Barracão do Petisco, Carlos dos Leitões, Castelo, Chico Neto, Jardim Cervejaria, Os Severianos, Pão de Ló, Paraíso do Foz, Pizzaria da Praia, Pizza & Companhia, Vestigium e Vista Mar by Noiva do Mar. Ementas disponíveis para consulta aqui: https://bit.ly/32n31iT

Artigo anterior

Estâncias de ski para visitar na Europa

Próximo artigo

Saiba como tratar olhos secos sazonais