Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Livro alerta mais novos para perigo de extinção dos cavalos-marinhos em Portugal

Livro alerta mais novos para perigo de extinção dos cavalos-marinhos em Portugal

O livro ‘Pequeno e Precioso. O Cavalo-Marinho’ sensibiliza os mais novos para a proteção de uma espécie que outrora já foi abundante na Ria Formosa e que agora está em vias de extinção.

Pinterest Google+
PUB

Já está disponível o livro ‘Pequeno e Precioso. O Cavalo-Marinho’, que conta aos mais novos a história do Hipo, um pequeno cavalo-marinho que nasceu na Ria Formosa, na costa sul de Portugal, a mais importante zona húmida do sul do país. Foi ali que Hipo passou as primeiras semanas da sua vida. A aventura de Hipo começa num dia em que as correntes marítimas estavam tão fortes que se deixou levar por elas e foi o suficiente para uma rede piscatória o agarrar.

 

Neste livro, da coleção «Museu Casa da Moeda», os leitores de palmo e meio vão poder acompanhar a aventura do Hipo e vão também descobrir muitas coisas sobre os cavalos-marinhos.

 

Vão descobrir, por exemplo, que são peixes carnívoros e sem dentes; nadam com o corpo na vertical, passam a maior parte do tempo parados e movimentam-se com vagar; trocam de cor para se confundirem com as algas e com os corais; quando acasalam, macho e fêmea gostam de enrolar a cauda um no outro, ou ainda que é o macho quem fica grávido.

 

Estas são só algumas das descobertas que os mais jovens vão fazer neste livro, de autoria de Joana Bértholo (texto) e Mariana Malhão (ilustrações), com a chancela da Imprensa Nacional.

 

Cavalos-marinhos em Portugal

Existem cerca de 50 espécies em todo o mundo e em Portugal encontramos duas variedades — o Hippocampus guttulatus (cavalo-marinho-de-focinho-longo) e o Hippocampus hippocampus (cavalo-marinho-de-focinho-curto) —, sobretudo nas pradarias marinhas da Ria Formosa. Medem entre 12 e 15 centímetros.

 

VEJA TAMBÉM: LIBÉLULAS AMEAÇADAS COM O DESAPARECIMENTO ACELERADO DOS PÂNTANOS

 

Esta edição pretende ainda alertar para o facto de que a família do Hipo está, em certos sítios, em vias de desaparecer. Por isso mesmo, a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) quis intervir e lançou uma coleção de moedas que sensibilizam para a existência de animais ameaçados.

 

A moeda dedicada ao Cavalo-Marinho, de autoria de Catarina Sobral, e este livro contribuem para a proteção destes animais através das receitas obtidas.

 

Artigo anterior

Fatorexia: quando o espelho mente e se acha demasiado magra

Próximo artigo

Conheça estes alimentos substitutos da carne