Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Lituânia convida a relaxar nas suas saunas típicas e únicas

Lituânia convida a relaxar nas suas saunas típicas e únicas

Fora dos roteiros habituais dos portugueses, a Lituânia convida os mais curiosos a conhecerem o país na estação fria e os seus hábitos de sauna medicinal. E a sauna por lá pode ser em qualquer sítio… e com alguma adrenalina.

Pinterest Google+
PUB

Nesta estação fria, a Lituânia convida os visitantes a experimentarem as suas típicas saunas. O país oferece uma variedade de experiências de sauna diferentes e exclusivamente lituanas, incluindo fazer sauna numa árvore, relaxar numa sala âmbar iluminada por infravermelhos ou submeter-se a ‘chicotadas delicadas’ de vassouras de banho com sal.

 

A popularidade das saunas cresce em todo o mundo, com as pessoas a descobrirem muitos dos benefícios da exposição controlada a temperaturas quentes e frias para a saúde.

 

Com a aproximação do inverno, a Lithuania Travel – a agência nacional de desenvolvimento do turismo do país – lançou um divertido vídeo convidando os viajantes a fortalecer o seu sistema imunitário com as propriedades do calor e do frio na oferta ímpar de sauna deste país.

 

Neste inverno, os viajantes podem experimentar uma variedade de métodos de banho de sauna, incluindo rituais de ervas da sauna lituana, vassouras de banho naturais e muito mais.

 

Diferentes tipos de sauna

Enquanto os cientistas continuam a descobrir os efeitos positivos da termoterapia, o mundo está a redescobrir a antiga arte do banho de sauna. Na Lituânia, o banho de sauna é parte integrante da cultura com tradições seculares que oferecem uma ampla gama de diferentes tipos de experiências de sauna.

 

Como a maioria dos lituanos concordaria, a aventura perfeita na sauna começa com a atmosfera certa. Embora algumas pessoas já tenham uma imagem mental da sauna como uma cabana de madeira perto do lago, muitos locais ao redor da Lituânia redefinem completamente a experiência da sauna.

 

VEJA TAMBÉM: FAZER SAUNA FAZ BEM AO CORAÇÃO E NÃO SÓ

 

Por exemplo, o Angels ‘Mill é uma sauna a vapor que oferece aos visitantes a oportunidade de tomar banho num moinho de água reconstruído no Parque Regional de Varniai. Enquanto isso, o Brazylija Rural Tourism Homestead é outro exemplo com uma sauna situada numa árvore com 2 metros de altura. Na verdade, esta é a escolha ideal para os que buscam adrenalina, pois os visitantes podem balançar-se numa corda, diretamente da sauna na árvore para o lago abaixo, para um mergulho refrescante.

 

Vassouras de banho, ou vantos em lituano, são uma parte essencial do banho de sauna. Ser batido por um experiente mestre em sauna com um feixe de ramos cuidadosamente selecionados esfolia a pele, melhora a circulação e – semelhante a uma massagem profunda – relaxa os músculos.

 

Além disso, ser batido eleva a temperatura corporal e preenche o ar com partículas aromáticas naturais, tornando a experiência ainda mais agradável, revela o comunicado divulgado.

Existe uma seleção de vassouras de banho que variam dependendo da estação. Após os procedimentos, os banhistas podem refrescar os seus corpos com sumo de pepino ou cubos de gelo de leite orgânico e nutrir a pele com mel cru da Lituânia.

 

Para aqueles que não são particularmente afetados pelo calor seco da sauna clássica, o ritual de ervas a vapor do Etno Spa oferece a oportunidade de desfrutar dos benefícios da sauna em temperaturas mais baixas. Aqui, os banhistas são esfoliados no vapor saturado com compostos de ervas medicinais, seguido de uma massagem relaxante na cabeça, realizada enquanto o resto do corpo é encerrado numa cápsula de sauna futurística. Após o procedimento, os banhistas podem optar por um mergulho rápido no gelo picado, relaxar com um chá ou fazer uma sesta numa cama com ervas aromáticas tradicionais.

 

Uma das saunas infravermelhas mais exclusivas da Lituânia é a Saulė – a primeira sauna do mundo feita de âmbar natural. Três toneladas de âmbar natural do Báltico foram usadas na construção deste lugar, que lembra a lendária sala de âmbar do Palácio Catarina em São Petersburgo.

 

Para experimentar todas as suas propriedades antisstress, recomenda-se ficar nela por pelo menos 30 minutos. Depois, os banhistas são convidados a participar no ritual exclusivo de degustação de água âmbar – uma substância que supostamente produz uma sensação de bem-estar e apoia o funcionamento harmonioso do corpo.

 

 

Artigo anterior

Rejuvenescimento total do rosto: qual a melhor solução para mim?

Próximo artigo

Portugal à procura da Árvore do Ano 2022