Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Lisbon Ocean Experience oferece descoberta ecológica pela costa

Lisbon Ocean Experience oferece descoberta ecológica pela costa

Expedição de quatro dias é acompanhada por um biólogo marinho que partilha conhecimento sobre a vida marinha e paisagem envolvente. Participação aberta a partir dos 14 anos.

Pinterest Google+
PUB

Imagine uma viagem pela histórica linha costeira de Lisboa a bordo de um veleiro clássico com 63 metros de altura. Mergulhe numa das melhores reservas marinhas da Europa, observe golfinhos e passeie de caiaque nas grutas e junto às falésias do Parque Nacional da Arrábida, sempre guiado por um biólogo marinho. O Oceanário de Lisboa e o navio Santa Maria Manuela lançam em 2022 uma expedição única de quatro dias de descoberta ecológica, marítima e cultural ao largo da costa de Lisboa.

 

O Lisbon Ocean Experience é um programa de ecoturismo a bordo de um veleiro histórico. Durante a viagem, é possível conhecer a biodiversidade do rio Tejo e ver os golfinhos roazes do rio Sado. Debaixo de água, no Parque Marinho do Professor Luiz Saldanha, os participantes encontrarão um dos maiores oásis de biodiversidade da Europa, onde já foram observadas mais de 2000 espécies.

 

VEJA TAMBÉM: PORTUGAL VAI TER UM CAMINHO DE SANTIAGO POR MAR

 

“Lisboa é a única capital europeia com esta proximidade a um mundo marinho tão vasto, o que torna possível, num programa de poucos dias, conhecer a beleza e a grande diversidade dos habitats oceânicos e costeiros”, afirma Elsa Courela, diretora de Educação e Comercial do Oceanário de Lisboa.

 

Cada expedição é acompanhada por um biólogo marinho que partilhará o seu conhecimento sobre a vida marinha e a paisagem envolvente. “Esperamos que os participantes da Lisbon Ocean Experience regressem a casa com uma profunda ligação ao oceano e reforçada consciência da fragilidade e beleza destas espécies e ecossistemas, dos quais todos dependemos. Este é o grande elemento diferenciador desta experiência! É mais do que apenas umas férias: pretende inspirar uma nova comunidade de embaixadores para a conservação do oceano”.

 

O programa começa com uma visita privada aos bastidores do Oceanário – uma viagem imersiva pelo mundo subaquático para descobrir 8.000 criaturas marinhas.

Golfinhos no Tejo

Esta expedição realiza-se a bordo do icónico Santa Maria Manuela que, após a sua recente renovação, é hoje um dos navios mais confortáveis do mundo. “Este navio teve uma vida extraordinária e após 60 anos de campanha na Terra Nova e nos mares gelados do Norte como navio de pesca comercial de bacalhau, é agora um navio à vela com uma nova missão: fazer viagens envolventes e ambientalmente conscientes”, diz Nigel Beacham, diretor-geral do Santa Maria Manuela.

 

“Num momento em que a sociedade se torna cada vez mais desligada da natureza, acreditamos que navegar a bordo do Santa Maria Manuela proporciona uma experiência transformadora. Nesta aventura, os participantes reconectam-se com o oceano – o primeiro passo para um envolvimento que poderá mobilizar uma paixão pela proteção do nosso planeta”.

 

Participação ativa no navio

A tripulação do Santa Maria Manuela encoraja os participantes a envolverem-se ativamente em todos os aspetos da vida do navio, incluindo o leme e as velas de ajustamento. Desfrutar da mais tradicional comida e vinho portugueses ou ouvir uma sessão de fado ao pôr-do-sol no convés são formas perfeitas de terminar o dia.

 

A edição de 2022 da Lisbon Ocean Experience terá lugar de 8 a 11 de setembro e de 15 a 18 de setembro, e custa 2.150 euros por pessoa, um valor que contribui para apoiar financeiramente os projetos de conservação do Oceanário de Lisboa. Não é necessária experiência em vela ou mergulho para embarcar neste programa adequado a famílias com crianças a partir dos 14 anos de idade.

 

Artigo anterior

Descubra a natureza europeia nestes dez belos parques

Próximo artigo

As cores dos alimentos têm uma explicação