Lisboa tem novo guia de projetos gastronómicos e hoteleiros carismáticos
O Lisbon Insiders engloba um guia impresso com sugestão de dezenas de espaços e uma cerimónia de entrega de prémios anuais. Os primeiros 12 vencedores foram agora anunciados.

Foram anunciados a 21 de março os 12 vencedores dos prémios Lisbon Insiders, uma nova abordagem ao tecido gastronómico e hoteleiro da cidade de Lisboa. A entrega de prémios decorreu na La Distillerie, um armazém junto ao Panteão, que contou com a presença de 400 pessoas, na sua maioria ligadas à área.
Para além dos prémios, um guia anual também pretende dar visibilidade a pequenos negócios, destacando espaços modernos e carismáticos, apostar na diversidade e na igualdade de género. Assim, o guia não inclui espaços de fine dining ou estrelas Michelin, visto já existirem demasiadas plataformas dedicadas a esses projetos.
O guia quer também ser um reflexo da diversidade cultural e cosmopolita da cidade, cada vez mais aberta ao mundo, com milhares de estrangeiros que escolheram Lisboa como morada, assim como um número crescente de nacionalidades a trabalhar nas cozinhas, hotéis e bares.
VEJA TAMBÉM: VINHOS A DESCOBRIR LEVA MOSTRA NACIONAL AO PORTO
O Lisbon Insiders é um projeto que nasceu como um hobbie, em janeiro de 2021, pelas mãos de Stéphanie Pons Picard. Começou como uma página de Instagram, cujo objetivo era divulgar o que de melhor se faz nesta indústria e ao longo do ano acabou por crescer para um projeto maior.
Em primeiro lugar, um guia com 150 páginas, que foi lançado dia 21 de março e entregue aos convidados e estará à venda em locais selecionados com um custo de 19,95€. Inclui 60 espaços, entre restaurantes, hóteis, rooftops e bares de vinho natural. Neste momento é possível adquiri-lo no site.
A escolha dos vencedores
Todos os 60 locais foram escolhidos por um júri a partir de uma lista inicial de 100, através de votação. O júri é composto por Stéphanie Pons Picard, fundadora do projeto, Inês Matos Andrade, antiga editora de Comer & Beber da Time Out Porto e Lisboa e Diretora de Gastronomia da agência O Apartamento, Diogo Lopes, antigo jornalista de gastronomia do Observador e atualmente trabalha em marketing hoteleiro.
Juliana Cavalcanti, diretora criativa de projetos em hotelaria e design de interiores, Lauriane Gepner, jornalista de viagens, Duarte Lebre de Freitas, advogado e entusiasta de fine dining, Emma Campus, curadora e fundadora do Design Escapes Portugal.
Durante um mês, os sete elementos do júri visitaram os 60 espaços de forma independente, pagando, por exemplo, todas as refeições em restaurantes, preenchendo uma grelha de critérios dividida por pontuações. No final, as pontuações foram analisadas e os prémios decididos. Os vencedores estão identificados num guia por um selo Lisbon Insiders.
ESPAÇOS VENCEDORES EM 2022
Melhor Português Moderno
Cacué
Melhor Chef
Alana Mostachio, do VDB Bistronomie
Melhor Rooftop
Javá
Novidade do Ano
Ofício
Crush do Ano
Prado Mercearia
Melhor para Gordices
Musa da Bica
Melhor Quarto de Hotel
Santa Clara 1728
Melhor Padaria
Isco
Must Go do Ano
Essencial
Melhor Restaurante Pequeno
Âmago
Prémio Little Insiders
Ruvida
Melhor Bar de Vinhos Naturais
Comida Independente