Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Lisboa é o município mais procurado do país para viver, visitar e investir

Lisboa é o município mais procurado do país para viver, visitar e investir

A capital lidera pelo quarto consecutivo neste índice da Bloom Consulting que avalia 308 municípios portugueses. A consultora destaca ainda o ‘excelente’ desempenho do Porto e coloca Cascais no terceiro lugar do ranking.

Pinterest Google+

Turistas, investidores e cidadãos em geral colocam Lisboa no topo das suas preferências pelo 4º ano consecutivo para viver, visitar e investir, segundo o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking.

 

Lisboa melhorou a sua prestação em todas as dimensões e variáveis, naquela que foi considerada a edição mais competitiva do ranking. A prestação da cidade do Porto valeu-lhe, este ano, o segundo lugar em todas as dimensões, seguida de Cascais, a terceira classificada nacional, revela a consultora. O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking avalia a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).

 

«É um orgulho para nós perceber que este ranking começa a consolidar o seu espaço nas agendas de instituições que têm como objetivo perceber o impacto das suas estratégias e ações nas categorias de Negócios, Visitar e Viver e sentimos isso como um grande incentivo para continuar a percorrer o país de norte a sul e nos arquipélagos com o objetivo de apoiar os municípios e regiões portuguesas a atingir todo o seu potencial. A publicação do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017 representa a importância de continuar a medir o impacto da marca de cada município com indicadores que representem a verdade deste impacto através de dados estatísticos concretos e atualizados considerando variáveis quer tradicionais quer inovadoras», explica Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Consulting em Portugal.

 

Veja também: Lisboa vai ter um café central

 

Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Oeiras, Faro e Setúbal fecham o top 10 deste ranking (veja top 25 no quadro abaixo). Vila Nova de Gaia é, no âmbito do Top 25, o município de mais impressionante crescimento ao longo das últimas edições do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, passando de 34º a 12º classificado em apenas 4 edições e tornando-se numa referência nacional na dimensão de Talento. Faro, que vinha a perder terreno nas últimas edições, retorna agora ao Top 10 com uma subida de 4 posições graças à subida de prestação no Turismo e nos Negócios.

 

Lisboa assegura a liderança pelo 4º ano consecutivo. Nesta que é a edição mais competitiva do ranking, vemos Lisboa a melhorar a sua prestação em todas as dimensões e variáveis afirmando-se, mais uma vez, como o município mais procurado online do país por turistas, investidores e cidadãos em geral (27,4% do total das pesquisas nacionais).

 

Veja também: 10 locais para beber cerveja artesanal em Lisboa

 

A grande subida do interesse internacional no Turismo, Talento e Negócios dos municípios portugueses causou também algumas descidas relevantes. Guimarães está pela 2ª vez em 4 anos fora do Top 10, ficando em 14º lugar. Aveiro caí de 10º para 11º e o município de Braga, ultrapassado por Cascais, desce à 4ª posição.

 

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017 mede a performance da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação para cada município.

Lisboa é o município mais procurado do país para viver, visitar e investir

Artigo anterior

Vida sexual: quase metade dos portugueses confessa que poderia estar mais satisfeito

Próximo artigo

Escolha os acessórios certos para esta primavera