Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Líquidos, alimentos… saiba o que pode ou não levar consigo no avião

Líquidos, alimentos… saiba o que pode ou não levar consigo no avião

Vai viajar e não sabe o que pode levar na sua mala de cabine? Esclareça todas as dúvidas para não ter nenhuma surpresa desagradável nos controlos de segurança no aeroporto.

Pinterest Google+

Alguns itens não são permitidos levar na mala de cabine, enquanto que outros não se podem levar sequer dentro do avião. Caso não tenha a certeza sobre se pode ou não levar um certo objeto, não arrisque vê-lo ficar retido nos seguranças e fale com a sua agência de viagens para poder esclarecer as suas dúvidas. De qualquer forma, a Globalis, agência de viagens e eventos corporativos, diz-lhe quais são alguns dos objetos que pode ou não levar consigo.

 

Líquidos
As restrições sobre os líquidos que podem ser transportados não são novidade, porém existem ainda vários passageiros com dúvidas sobre qual a quantidade de líquidos que podem levar. Para esclarecer, só pode transportar embalagens com capacidade máxima de 100 ml, que devem ser colocados num único saco plástico transparente que não pode conter mais de um litro, e que tem de medir aproximadamente 20cm x 20cm. Tenha atenção pois “líquidos” não se refere apenas a águas ou outras bebidas; mel, rímel, spray de cabelo e espuma de barbear também se enquadram nesta categoria.

 

VEJA TAMBÉM: VIAJAR DE AVIÃO: AS DIFERENÇAS ENTRE HOJE E HÁ 70 ANOS

 

Equipamentos médicos e medicação
Pode levar os medicamentos essenciais na sua bagagem de mão. Se o medicamento for um líquido e a quantidade de líquido for superior a 100 ml, leve consigo a receita com o seu nome ou uma carta de um profissional médico confirmando a sua necessidade. É necessária a permissão da companhia aérea para levar certos tipos de equipamentos médicos a bordo, como bombas de insulina ou oxigénio. Embora algumas companhias aéreas possam não permitir que leve as suas próprias garrafas de oxigénio a bordo, podem fornecê-las a pedido. Nestes casos é essencial que confirme todos os detalhes com a sua agência aquando da marcação da viagem.

 

Alimentos
Ao contrário da crença popular, pode levar comida na sua bagagem de mão desde que se trate de bolos, frutas, legumes, sanduíches ou outros alimentos sólidos. Apenas alimentos com molhos ou com alto teor de líquidos, como sopa, não podem passar pela segurança. Caso os alimentos obstruam as máquinas de raio-x, é possível que as suas malas sejam verificadas pela segurança.

 

VEJA TAMBÉM: ESPAÇO PARA AS PERNAS E RESERVADO À INTIMIDADE: O TOP 10 DOS SERVIÇOS QUE OS CLIENTES QUEREM NOS AVIÕES

 

Equipamentos eletrónicos
Os equipamentos eletrónicos que pode levar num voo dependem do país e do aeroporto para o qual está a viajar, por isso é uma boa ideia verificar com a sua agência previamente.  Secadores de cabelo, ferros de alisar, ferros de passar e máquinas de barbear podem ser levados na bagagem de mão. Pode levar também telemóveis, computadores portáteis e tablets, desde que não tenham mais de 16cm de comprimento, 9,3cm de largura e 1,5cm de espessura. Outros acessórios como fones de ouvido e câmaras fotográficas são também permitidos na mala de cabine – embora restrições possam ser aplicadas a equipamentos profissionais e especializados.

 

Como já deve esperar, não são permitidas armas de fogo nem brancas, como facas ou tesouras. Lâminas de barbear, brinquedos ou réplicas de armas (incluindo pistolas de água), ferramentas, dardos, bastões desportivos e itens que possam ser usados como potenciais armas estão também proibidos.

 

Artigo anterior

A fast food e as suas consequências

Próximo artigo

Maioria das pessoas terá um episódio de lombalgia ao longo da sua vida