Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Limpeza de primavera mais verde e organizada

Limpeza de primavera mais verde e organizada

A chegada da nova estação traz as flores e o bom tempo, bem como a tradicional ‘limpeza de primavera’, para refrescar a casa e prepará-la para receber o tempo quente.

Pinterest Google+
PUB

Para quem não sabe por onde começar ou o que fazer nesta limpeza, a Cash Converters, marca de economia circular, dá cinco sugestões que podem facilitar esta missão.


Definir um horário

Fazer um horário antes de começar a limpeza, semelhante aos horários escolares, e que define quais as áreas que requerem mais ou menos tempo pode ajudar a organizar as tarefas e vai aumentar o nível de concentração nas mesmas.

 

As divisões que requerem mais trabalho e as que não costumam ser limpas a fundo durante a limpeza regular, como a cozinha ou os escritórios, são ideais para começar.

 

VEJA TAMBÉM: DICAS PARA UMA SALA ALEGRE E FRESCA COMO A PRIMAVERA

 

Pensar verde

Durante a rotina da limpeza de primavera é fundamental evitar a exposição a produtos químicos e toxinas. Assim, os aparelhos de limpeza a vapor poderão ser uma ótima opção, uma vez que só utilizam vapor de água quente e são uma solução de limpeza 100% natural.

 

Com estes produtos é possível limpar desde o micro-ondas, até aos azulejos, casas de banho e áreas exteriores. Por outro lado, alternativas ainda mais sustentáveis são combinações naturais, como vinagre branco destilado, bicarbonato de sódio, e água.

 

Trabalhar de cima para baixo

Quando se trata de limpar a casa, começar de cima para baixo fará com que a sujidade seja obrigada a descer, o que evita limpar o espaço duas vezes.

Por exemplo, a limpeza pode ser iniciada pela aspiração de possíveis teias de aranha e pó dos tetos e ares condicionados, seguem-se os móveis e outros objetos antes de aspirar o chão. Esta técnica irá reduzir o tempo da limpeza.

ASPIRADOR LIMPEZA

Limpar o ar

A substituição de filtros de ventiladores, fornos e ares condicionados é uma das partes mais importantes e negligenciadas da limpeza de primavera. A substituição de um filtro padrão por um mais robusto ajudará a manter o ar mais limpo e saudável.

Este tipo de filtro é uma opção em conta que certifica que o ar está limpo e respirável, já que recolhe as partículas mais pequenas acumuladas durante as outras estações.

 

Apostar na economia circular

Durante a limpeza da primavera, é também hora de fazer uma limpeza a produtos que deixaram de ter uso. Caso estejam em bom estado, é essencial optar pela economia circular e vendê-los em lojas de segunda mão em vez de os deitar para o lixo, prolongando assim a sua vida útil. Desta forma, é possível poupar dinheiro e o ambiente, já que os produtos em segunda vida evitam a produção em massa de novos produtos.

Artigo anterior

Bicicleta, elíptica ou remo: qual o melhor aparelho?

Próximo artigo

Equilibrar o Kapha: rotina, alimentação e inspiração ayurvédica