Limpeza da língua: redescobrir o paladar com a ayurveda
Esta antiga prática ajuda a estimular os órgãos internos através de conexões energéticas com o resto do corpo, melhora a digestão aumentando o sentido do paladar e remove as bactérias da cavidade oral.
A limpeza da língua remonta a tempos ancestrais como uma antiga recomendação ayurvédica, referenciada no Charaka Samhita, um antigo texto ayurvédico. A remoção do revestimento e estímulo da língua ajuda a equilibrar as qualidades pesadas e entorpecentes do Kapha, e a purificar o corpo removendo a Ama. Na Ayurveda, a Ama refere-se a qualquer acumulação de resíduos tóxicos na mente-corpo. Isso pode resultar de uma alimentação inadequada, má digestão ou reflexo de um desequilíbrio em algum ponto do sistema digestivo.
De uma perspectiva ayurvédica, a raspagem da língua deve ser realizada diariamente. Esta antiga prática ajuda a estimular os órgãos internos através de conexões energéticas com o resto do corpo, melhora a digestão aumentando o sentido do paladar e remove as bactérias da cavidade oral. A língua é o espelho para todos os órgãos do corpo, sendo usada na Medicina Ayurvédica para avaliar a saúde de todo o corpo. A observação de um revestimento espesso na língua é sinal de acúmulo de toxicidade.
O ritual da limpeza da língua pode tornar-se um momento de autoconsciência, em que observamos refletidas as nossas escolhas alimentares dos últimos dias, meses ou anos, percebendo como as nossas escolhas afetam a nossa saúde.
VEJA TAMBÉM: RITMOS DO CORPO: 12 INSPIRAÇÕES PARA UM DESPERTAR AYURVÉDICO
A medicina ocidental começa também a reconhecer o revestimento na língua como um sinal de desequilíbrio de queratina na língua. Em circunstâncias normais, a quantidade de queratina produzida e a quantidade que é eliminada pela ingestão de alimentos é equilibrada. Quando a dieta é muito mole (Kapha) ou a cavidade oral está irritada de alguma forma, a queratina pode acumular-se. Quando as bactérias se desenvolvem nessa camada de queratina, pode levar à descoloração do revestimento, que muitas pessoas notam.
A língua
A língua é um órgão cónico com grande mobilidade, constituída por 17 músculos. O seu corpo é revestido por uma mucosa. Na parte superior da língua, o dorso, estão presentes várias papilas que são receptores para sensação do paladar. Em cada zona da língua há tipos de papilas gustativas que interpretam os diferentes sabores dos alimentos.
A cor, a forma, o grau de humidade, o movimento e o revestimento da língua, bem com certas zonas, são usados para diagnosticar o estado dos órgãos internos. É frequente a desarmonia manifestar-se primeiro na língua, antes dos sintomas começarem a fazer-se sentir no resto do corpo. Uma língua saudável tem uma cor vermelha pálida, apresenta-se bastante húmida, encaixa-se bem na boca e tem um revestimento, uma saburra, uniforme levemente esbranquiçada, com uma textura macia e flexível.
Cada zona da língua, corresponde a um órgão diferente do corpo. Estas zonas podem apresentar-se húmidas ou secas, finas ou inchadas, pálidas ou avermelhadas, de acordo com o órgão que está em desequilíbrio. Por vezes, a língua apresenta manchas avermelhadas na extremidade, o que pode indicar uma tendência para estados de desequilíbrio emocional.
Quando observamos a língua, observamos a forma como o Prana se movimenta no nosso corpo. O Prana é a energia vital, a energia do Universo, e na língua expressa qual dos órgãos está em desequilíbrio. Pela mesma razão, inchaços, depressões, etc., tudo indica que o órgão está congestionado.
Uma língua de tipo Vata é habitualmente estreita, com rachaduras e fissuras, tendendo a ser pálida e desigual, com um revestimento acastanhado. Quando surgem desequilíbrios de Vata, a língua apresenta-se seca, escura e áspera, com pequenas fendas em toda a língua, pontos inchados na zona dos rins ou no cólon, podendo ter também pequenas pústulas, borbulhas, escuras, apresentar uma película sobre intestino grosso e /ou do intestino delgado, e ter um sabor agridoce.
Uma língua de tipo Pitta tem normalmente um tamanho médio, apresentando-se vermelha, e com revestimento esverdeado. Quando surgem desequilíbrios de Pitta, a língua apresenta-se vermelha, com uma película esverdeada ou amarelada centrada no meio da língua, eventualmente com feridas, úlceras brancas e frias, pontos de inchaço sobre o fígado, baço ou pâncreas, e/ou pontos vermelhos, brilhantes sobre os órgãos digestivos, e um sabor amargo na boca.
Uma língua de tipo Kapha é geralmente grande e pálida, com revestimento esbranquiçado. Quando surgem desequilíbrios de Kapha, a língua apresenta-se branca, ou com uma película oleosa e esbranquiçada, em particular na ponta, com saliva abundante, depressões nos pontos dos pulmões, pontos de inchaço ou de depressão no coração, com sabor doce e algumas vezes sente o sabor salgado.
A limpeza da língua
Durante a noite as toxinas (ama) a serem expelidas pelo organismo vão-se dirigindo para diversos pontos de saída. A língua é um deles. Torna-se por isso necessário elaborar-se uma higiene diária da língua, de forma a remover-se essa película de toxinas acumuladas sobre ela, sobretudo antes da ingestão de qualquer alimento. Esta acção vai permitir uma acentuada clareza do sentido do paladar, para além de evitar que voltemos a ingerir a ama acumulada.
Raspar a língua diariamente remove qualquer acumulo na língua, que se permanecer, pode levar ao mau hálito e pode abrigar um número significativo de bactérias. Esta é uma prática simples e direta para remover a Ama. Na visão da Ayurveda, a remoção do saburro melhora a capacidade de saborear a comida, o que por um lado a torna mais aprazível, e por outro, aumenta a capacidade de identificação dos sabores nos recetores da língua, já que muitos dos fitonutrientes benéficos e sinais que o alimento contém são primeiramente interpretados pela mente-corpo em contato com os recetores na língua. A limpeza e a remoção do revestimento removem as interferências na interpretação desses sinais, e melhora a comunicação entre o alimento e o corpo. Na Medicina Ayurvédica constatou-se que muitas ervas revelam os seus efeitos benéficos a partir do contato inicial com os recetores na língua. Precisamos, por isso, de uma língua limpa para receber essa informação de forma clara e saudável.
Idealmente, devemos usar um raspador de língua todos os dias de manhã, e antes da ingestão de qualquer alimento ou bebida. O Charaka Samhita afirma que “raspadores de língua devem ser feitos de ouro, prata, cobre, estanho e latão e devem ser não afiados e curvos, de modo a não ferir a língua”. O ideal seria que o tipo Vata utilize um raspador de cobre, o Pitta um de ouro, e o Kapha use um de prata. Os raspadores de aço inox podem ser usados por todas as pessoas, resistem à corrosão, e também são eficazes. É importante ressaltar que embora possamos usar a escova de dentes para limpar a língua, o raspador é sobejamente mais eficiente no cumprimento dessa tarefa.
A língua deve ser raspada suavemente de trás para frente por 7 a 14 vezes. O raspador pode ser enxaguado entre os cursos se houver muita acumulação. Algumas pessoas relatam a estimulação do reflexo de morder durante a raspagem, o que pode indicar que a limpeza está a ser muito agressiva. Se isso ocorrer, deve-se reiniciar com uma limpeza mais suave, e iniciar um pouco mais para a frente na língua para evitar o reflexo de engasgar.
Enxaguar o raspador de língua em água quente, e secá-lo será o suficiente para mantê-lo limpo. Para uma medida adicional, pode-se limpá-lo com um cotonete com álcool sem, contudo, ser necessário numa base diária.
Benefícios de raspar a língua
Os nossos corpos estão constantemente expostos às toxinas da nossa comida, bebidas e meio ambiente; até os nossos próprios resíduos metabólicos e emoções estagnadas podem levar à toxicidade. Quando as toxinas inadequadamente digeridas e eliminadas, elas acumulam-se no corpo e começam a comprometer o nosso bem-estar e imunidade. A limpeza da língua é uma medida preliminar para eliminar o corpo do acumulo indesejado de toxinas.
A remoção da Ama na língua ajuda a aumentar a clareza da mente. Quando os corpos físico e emocional estão equilibrados, estão criadas as condições para que um despertar espiritual ocorra. A limpeza da língua tem um efeito revigorante, aumentando a nossa consciência do nosso estado de saúde, promovendo um hálito fresco e uma excelente higiene oral, enquanto se libertam toxinas, bactérias e células mortas da língua, e melhora o sentido do paladar. A digestão fica beneficiada pela correta interpretação das propriedades dos alimentos, enquanto a raspagem também massaja suavemente todos os órgãos internos.
VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO: PARA UMA VIDA MAIS SERENA
Efeitos secundários da limpeza da língua
A limpeza da língua pode estimular o reflexo do vómito, devendo-se por isso evitar colocar o raspador longe demais no interior da boca. Quando se começar a raspar, pode ser útil raspar do meio da língua até a ponta. Começar gradualmente a partir de mais longe, à medida que se cria o hábito com a sensação de raspar.
Também é possível cortar acidentalmente a superfície da sua língua com o raspador. Para evitar que isso ocorra, é importante verificar se o raspador de língua tem bordas irregulares, realizando essa inspeção antes de cada uso. Devemos estar cientes de quanta pressão aplicamos, sendo gentis o suficiente para evitar prejudicar o paladar, quebrar a pele ou ferir as papilas gustativas, e firmes o suficiente para raspar o excesso de detritos. Em caso de dúvida, devemos começar suave e gradualmente aumentar a pressão.