Home»FOTOS»Liliana Guerreiro vence ‘Melhor Peça de Joalharia’ em Munique

Liliana Guerreiro vence ‘Melhor Peça de Joalharia’ em Munique

Colar “Elementos”, uma reinterpretação contemporânea da técnica tradicional da filigrana portuguesa, foi eleito por votação do público numa das maiores feiras de joalharia da Europa.

Pinterest Google+
PUB

Liliana Guerreiro, designer de joias portuguesa, foi distinguida com o prémio “Melhor Peça de Joalharia”, na gala promovida por uma das maiores feiras de joalharia da Europa, a Inhorgenta Munique, no passado domingo.

 

O colar “Elementos” foi o grande vencedor da categoria eleita por votação online, entre as 33 peças pré-selecionadas pelo júri. Veja a galeria acima.

 

Para Liliana Guerreiro, «é uma honra, não só porque se trata de um importante reconhecimento do meu trabalho, mas sobretudo porque valoriza aquilo que a joalharia portuguesa representa atualmente: a aliança entre a herança da tradição e a visão contemporânea do design. É por isso que partilho este prémio com os dois grandes mestres artesãos, Guilherme e Joaquim Rodrigues, que produziram esta peça premiada».

 

Veja também: Liliana Guerreiro: “Portugal tem muito talento e criatividade”

 

Liliana Guerreiro é uma percursora da joalharia contemporânea portuguesa. Natural de Viana do Castelo, encontrou na filigrana a inspiração para o seu trabalho, desconstruindo a complexidade da técnica nos seus elementos primários – o filum (fio) e o granum (grão). A designer portuguesa estabelece um diálogo entre a mestria da arte e o design minimalista e depurado, criando peças complexas na técnica, mas delicadas na forma.

 

O colar “Elementos” é um fiel retrato do seu conceito singular. O fio de ouro delicado e muito fino (cerca de 0,2mm) é enrolado com perícia e técnica, tecendo uma textura irregular e orgânica, que transmite a perceção de movimento permanente.

 

Veja também: As joias de Liliana Guerreiro

 

A designer portuguesa conta já com um importante currículo internacional. Em 2007 venceu o 1º Concurso Internacional de Filigrana e já foi convidada para expor a sua coleção no Museu MoMa em Nova Iorque e no Museu de Arte e Design (MAD), também em Nova Iorque.

 

A sua coleção pode ser atualmente encontrada em variadas galerias de arte e lojas em todo o mundo, tendo como mercados prioritários os EUA, Bélgica, Suíça e Japão. Em Portugal, a coleção está à venda nas lojas Elements (Porto e Lisboa), no Museu de Serralves, no Porto, e através da sua loja online – www.lilianaguerreiro.com

Artigo anterior

Restaurant Week regressa com menus de luxo a preço acessível

Próximo artigo

Falta de amigos pode provocar infertilidade