Home»VIDA»CARREIRA»Líderes ou chefes? Do que precisam as organizações?

Líderes ou chefes? Do que precisam as organizações?

«A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns».

Pinterest Google+
PUB

Líder

Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.

 

Chefe 

Superior hierárquico. Pessoa que dirige ou comanda alguma coisa.

 

Qual destas definições lhe soa mais humana e menos fria e distante? Não quero influenciar… 🙂 Mas claramente LÍDER! Na nossa vida já nos cruzámos com muitos líderes, mas infelizmente também com muitos chefes!!

 

Eu, felizmente, orgulho-me de ter sido influenciado (como a definição bem o diz: Líder = Influenciador) por bons líderes (e ainda sou).

 

Esses bons INFLUENCIADORES de PESSOAS suplantam o quão difícil é viver com aqueles que querem ser líderes, querem ter esse “vedetismo”, mas não conseguem ser mais do que meros chefes.

 

Não conseguem influenciar positivamente ninguém, não consegue edificar os pilares de uma empresa, ou seja as pessoas, não conseguem reter talentos  e apenas conseguem ditar ordens.

 

Quem nunca se cruzou na sua vida com o famoso ou famosa “chefe”?  Faz parte!  Infelizmente, esses conseguem arruinar as organizações e as pessoas.

 

Contudo, falámos no artigo anterior da importância das pessoas nas organizações e é graças aos Líderes, aos Influenciadores de pessoas, que as empresas se mantêm. É graças a eles que os talentos ficam retidos nas empresas, é graças a eles que nós “não abandonamos o barco”.

 

Por isso, um obrigado aos Influenciadores da nossa vida, àqueles que potenciam o que somos como profissionais e pessoas. Àqueles que não olham para nós como números, àqueles que apontam caminhos, àqueles que também aprendem connosco, àqueles que lutam por nos sentirmos valorizados e humanizados naquele que é o mundo vil do mercado de trabalho.

 

Se conhece alguém assim, agradeça-lhe, ele/ela fez de si melhor pessoa e melhor profissional.  «A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns».

 

 

Artigo anterior

O ciclo do arroz: do cultivo ao prato

Próximo artigo

Cavalas e sardinhas: os benefícios das gorduras ómega 3