Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Ler em papel tem mais benefícios cognitivos do que ler num écran

Ler em papel tem mais benefícios cognitivos do que ler num écran

As pessoas que fazem um uso frequente dos dispositivos digitais tendem a concentrar-se mais sobre os detalhes concretos do seu trabalho.

Pinterest Google+

Utilizar tablets, computadores ou smartphones reduz a capacidade de pensar de forma abstrata, segundo um estudo apresentado na ‘Conferência sobre Fatores Humanos’, pela ‘Association for Computing Machinery’.

 

Para colocar a teoria em prática, os investigadores pediram a mais de 300 pessoas para lerem uma série de textos em papel ou num tablet/computador portátil. De seguida, foram feitas perguntas sobre esses textos. Em algumas pessoas foi testado o entendimento abstrato e noutros a sua compreensão concreta.

 

Veja a galeria: Não faça nada e tenha boas ideias

 

Ao ler em papel, os participantes revelaram-se 30% mais eficazes nas perguntas que requeriam compreensão concreta.

 

«Visto que os psicólogos têm mostrado que os níveis de interpretação podem vastamente afetar os resultados, tais como a autoestima e a procura de objetivos, é fundamental reconhecer o papel que a digitalização da informação pode ter sobre este importante aspeto da cognição», elucidou Geoff Kaufman, um dos autores do estudo na dita conferência, revela o ‘Psy Blog’.

 

Veja a galeria: É uma pessoa emocionalmente inteligente?

 

Segundo Mary Flanagan, coautora do estudo, a aceitação generalizada de dispositivos digitais, evidenciada por milhões de aplicações e smartphones omnipresentes e pela distribuição de iPads nas escolas, ainda não foi, no entanto, muito estudada quanto ao modo como afeta a compreensão do ser humano, «a nossa cognição».

 

Conhecer a forma como as tecnologias digitais funcionam pode ajudar a projetar melhor o software e pode ser benéfico para promover o pensamento abstrato. O conhecimento na área pode ajudar a superar tendências ou deficits inerentes a dispositivos digitais.

 

Artigo anterior

Comunique a um nível superior – ‘Conecte’ com as pessoas

Próximo artigo

'Segunda pele' pode reduzir rugas e olheiras, segundo os cientistas