Home»FOTOS»Lendários avistamentos extraterrestres levam festa à aldeia histórica de Castelo Novo

Lendários avistamentos extraterrestres levam festa à aldeia histórica de Castelo Novo

De 26 a 28 de julho, o objetivo é celebrar séculos de histórias de fenómenos inexplicáveis que abundam por estas paragens. Concertos, convívios gastronómicos, descoberta do património, recriações ao vivo, mercados e oficinas são alguns dos principais momentos da iniciativa, promovida pelas Aldeias Históricas de Portugal.

Pinterest Google+

Uma grande batalha travada na Serra da Gardunha, entre seres extraterrestres, com luzes misteriosas que surgem no céu e a grande velocidade… Este é o mote para uma festa diferente que acontece na aldeia histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, de 26 a 28 de julho. Veja algumas imagens na galeria acima.

 

Contam as gentes da Serra da Gardunha que, em tempos, luzes misteriosas surgiram no céu, cruzando-se a grande velocidade, como uma épica batalha entre seres extraterrestres. Acontecimentos sobrenaturais, a fazer lembrar os fenómenos celestais do séc. XVI (Nuremberga, em 1561 e Basileia, cinco anos depois, em 1566), que para sempre ficaram marcados no imaginário popular. É, assim, “A Grande Batalha da Gardunha” que vai inspirar a festa do Ciclo “12 em Rede” na Aldeia Histórica de Castelo Novo.

 

VEJA TAMBÉM: QUER FAZER UMA VIAGEM AOS SABORES DE ANTIGAMENTE?

 

A festa chega ao anfiteatro medieval em plena Serra da Gardunha. Tendo como mote “A Grande Batalha da Gardunha”, Castelo Novo vai ser palco de momentos de grande festa e animação, com várias atividades criadas em torno da lenda dos avistamentos extraterrestres da Serra da Gardunha.

 

Concertos de música antiga, provas de vinhos, oficinas gastronómicas e visitas guiadas são apenas algumas das sugestões da festa para os habitantes e visitantes de Castelo Novo, que no fim-de-semana de 26 a 28 de julho vão viver emoções inesquecíveis naquela Aldeia Histórica. O evento é de entrada gratuita, sendo que todos os concertos e atividades são de reserva obrigatória.

 

VEJA TAMBÉM: GLOW BUBBLE: VEM AÍ UMA CORRIDA COM MUITA ESPUMA E BRILHO

 

Durante a festa será apresentada, por exemplo, uma recriação teatral de “A Grande Batalha da Gardunha”, na sexta-feira, 26 de julho, pelas 22h, no Largo do Pelourinho de Castelo Novo, e um concerto encenado sobre “Os Hábitos de D. João V”, que decorre pelas 22h30 Igreja Matriz de Castelo Novo, no sábado, 27 de julho. Nesse fim-de-semana, os mais pequenos podem aproveitar para descobrir o ateliê Histórias Criativas, um projeto lúdico-educativo criado pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal em Castelo Novo, onde, além de workshops, haverá também tempo para a hora do conto.

 

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Fundão, Junta de Freguesia de Castelo Novo, Associações e agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

 

Artigo anterior

A história do Dia Nacional dos Avós e da sua mentora

Próximo artigo

Mercado da Sardinha traz sardinhas assadas e muitos petiscos a Cascais