Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Legumes frescos ou congelados: qual a melhor opção?

Legumes frescos ou congelados: qual a melhor opção?

A vida atarefada de hoje em dia não permite ir ao supermercado todos os dias. E mesmo armazenar muitos legumes frescos pode resultar em desperdício. Serão os congelado uma boa alternativa?

Pinterest Google+

Analisando o valor nutricional destes dois produtos, vários estudos chegaram à conclusão de que não há diferenças nutricionais. Isto porque, logo após serem colhidos, os vegetais são imediatamente congelados.

 

O seu consumo regular associado a um estilo de vida ativo e equilibrado reduz a pressão arterial, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, reduzem o colesterol no sangue e podem até oferecer proteção contra certos tipos de cancro.

 

VEJA TAMBÉM: SAIBA QUAIS SÃO OS 20 FRUTOS E LEGUMES MAIS RICOS EM ÁGUA

 

Mas será que estes benefícios apenas se aplicam aos legumes frescos ou os congelados também estão incluídos? No entanto, há diversos fatores que podem influenciar o valor nutricional:

 

Método de confeção

Quando coloca os vegetais em água a ferver, sejam eles frescos ou congelados, poderá perder até 75% das vitaminas do complexo B, folato ou vitamina C (pois são vitaminas solúveis em água). A melhor opção de confeção será refogar os legumes congelados com azeite a altas temperaturas. Desta forma, mantém os nutrientes nos alimentos.

 

Tipo de alimento congelado

Um estudo publicado em 2015 concluiu que o valor nutricional de algumas frutas e legumes é mais afetado pelo método de congelamento que outros. Por exemplo, o teor de riboflavina (uma vitamina do complexo B) foi menor em ervilhas congeladas, mas maior nos brócolos congelados. O valor de magnésio, pelo contrário, foi menor nas ervilhas, espinafres e milho congelados. Já o teor de ferro foi menor nos espinafres e cenouras congelados.

 

VEJA TAMBÉM: COMO MANTER A FRUTA E OS LEGUMES BIOLÓGICOS FRESCOS POR MAIS TEMPO

 

Adição de molhos ou outros aditivos

Algumas embalagens de vegetais congelados possuem molhos ou aditivos. Estes produtos são ricos em açúcar e sódio. Verifique sempre a lista de ingredientes de todas as embalagens e opte pelos vegetais simples e adicione especiarias e ervas aromáticas no momento de os cozinhar

 

Para concluir, os legumes congelados são uma excelente opção para quando tem pouco tempo, orçamento ou conveniência para dedicar à cozinha. De um modo geral, o processo de congelamento não afeta o valor nutricional dos vegetais. O importante é que consiga pôr em prática hábitos alimentares equilibrados e saudáveis incluindo frutas e vegetais na sua alimentação.  Tenha em atenção o rótulo das embalagens e a forma como cozinha os seus alimentos.

 

Por Catarina Sofia Correia

Nutricionista

 

Artigo anterior

Começa a sentir-se deprimido? Estes alimentos ajudam a combater a depressão

Próximo artigo

Quer ouvir melhor? Aponte a orelha direita