Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»LEGO: tudo começou em 1932…

LEGO: tudo começou em 1932…

Um dos brinquedos preferidos das crianças de todo o mundo celebra 85 anos. De um pequeno atelier de carpinteiro na Dinamarca passou a marca global que define tendências em brinquedos e inspira miúdos e graúdos em todo o mundo. Conheça um pouco da sua história.

Pinterest Google+

O ano de 2017 representa um marco importante na história do Grupo LEGO, que celebra agora o seu 85º aniversário. De um pequeno atelier de carpinteiro a marca mundial, hoje em dia é conhecida por todos, mas provavelmente poucos deles sabem o significado do nome LEGO: é a abreviatura de duas palavras dinamarquesas, Leg Godt, que significa “brincar bem”. Estas palavras são a base não só do nome da companhia, mas também sintetizam a sua missão e os seus objetivos.

 

Tudo começou em 1932, quando Ole Kirk Kristiansen começou a fazer brinquedos de madeira e fundou uma companhia na pequena cidade de Billund, na Dinamarca. No entanto, o maior desenvolvimento deu-se 26 anos depois, quando o primeiro tijolo LEGO foi patenteado com o sistema de encaixe que ainda hoje conhecemos, que permite possibilidades de construção infindáveis. Ole acreditava na qualidade e na atenção a cada pormenor, criando o mote da companhia: «Só o melhor é suficientemente bom»

 

Segundo a companhia, a missão do Grupo LEGO é «inspirar e desenvolver os construtores de amanhã». Com os tijolos LEGO as crianças podem construir tudo o que possam imaginar e por aprenderem enquanto brincam, preparam-se para ser a próxima geração de “problem-solvers”.

 

Veja também: Regresso às aulas sem stress… para os pais

 

A companhia está empenhada em ter um impacto positivo na sociedade e no planeta, para as crianças que o vão herdar. Desta forma, o Grupo LEGO diz que, até 2030, vai usar matérias-primas sustentáveis nos seus principais produtos e embalagens, bem como manter a meta de toda a energia ser 100% proveniente de fontes renováveis até 2020. (Veja fotos de alguns dos brinquedos mais surpreendes na galeria acima).

 

Momentos-chave

1932 – O mestre carpinteiro Ole Kirk Kristiansen começa a fazer brinquedos de madeira. Como carpinteiro experiente, procura a qualidade e a mestria em tudo o que faz.

1949 – Ole Kirk Kristiansen vê o potencial dos tijolos de plástico e tenta convencer os seus filhos: “Vocês não percebem? Se fizermos isto bem, podemos vender estes tijolos por todo o Mundo!”

1955 – Godtfred Kirk Christiansen lança o Sistema LEGO®, um sistema de produtos estruturado – quanto mais tijolos, mais podes construir.

1958 – O tijolo LEGO® é patenteado com o seu novo sistema de encaixe, que dura até hoje, abrindo a porta a possibilidades infindáveis de construção.

1962 – As rodas LEGO® são lançadas, adicionando movimento ao Sistema LEGO.

1968 – O primeiro Parque LEGOLAND® abre em Billund.

1974 – Os tijolos LEGO® DUPLO® (com o dobro do tamanho dos tijolos tradicionais) são lançados globalmente, para as crianças mais pequenas.

1999 – O tijolo LEGO® foi eleito o “Brinquedo do Século”.

2009 – Lançamento dos LEGO® Games, convidando as famílias a desfrutar de uma nova dimensão de diversão com LEGO, com jogos de tabuleiro.

2011 – Lançamento da linha LEGO® NINJAGO® que rapidamente se torna um sucesso.

2012 – Lançamento da linha LEGO® FRIENDS®, introduzindo a miniboneca ao sortido.

2014 – Estreia mundial do THE LEGO® MOVIE™

2016 – Lançamento da linha LEGO® NEXO KNIGHTS™

Artigo anterior

Porque é tão difícil resistir ao Facebook? Um estudo (ou Pavlov) explica

Próximo artigo

Previsões astrológicas para o mês de setembro de 2017