Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Lançado portal de apoio a cuidadores informais de doentes com cancro colorretal

Lançado portal de apoio a cuidadores informais de doentes com cancro colorretal

Iniciativa da Europacolon Portugal visa ajudar os cuidadors informais. Cerca de 81,3% dos cuidadores sentem que não têm serviços e apoios suficientes.

Pinterest Google+
PUB

A Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, Europacolon Portugal, lança um novo portal online para prestar apoio aos cuidadores informais com cancro colorretal. O projeto procura suportar todos os portugueses que assumem uma atividade importante, desafiante e emocionalmente desgastante, contribuído para dar resposta às principais necessidades sentidas, afinal, cerca de 81,3% dos cuidadores informais sente que não têm serviços e apoios suficientes.

 

Segundo a associação, em Portugal, 75,4% das famílias sofreram grandes alterações na sua rotina desde que começaram a exercer a funções de cuidadores informais. Desta forma, o portal “Cuidar dos Cuidadores” é uma ferramenta que proporciona um espaço seguro onde os cuidadores possam partilhar as suas experiências e oferecer conselhos e apoio uns aos outros, em torno de todo o tipo de questões desde os desafios sociais e financeiros que enfrentam, até às melhores formas de cuidar da sua própria saúde mental e bem-estar, visto que cerca de 53,2% considera que não tem suporte emocional suficiente.

 

VEJA TAMBÉM: EUROPACOLON LANÇA LINHA DE APOIO À PREPARAÇÃO DE COLONOSCOPIAS

 

Para Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal, entidade que coordena o projeto em Portugal, «neste momento, existem pessoas extraordinárias cujo trabalho é cuidar de um membro da família ou amigo com cancro colorretal e são muitas vezes vistos como o exército esquecido, razão pela qual o Projeto “Cuidar dos Cuidadores” é uma adição tão importante ao trabalho da Europacolon Portugal. Esta plataforma representa assim mais um passo desafiante para aquela que é a 2ª causa de morte em Portugal, uma doença do individuo, dos seus familiares e amigos».

 

O portal – conhecido como “Connect – Cuidar dos Cuidadores” irá inicialmente ser testado em Portugal, Polónia e Finlândia. Este inclui várias funcionalidades, entre elas, o recurso a videochamada, permitindo que os Cuidadores se reúnam regularmente e conversem entre si, bem como muitos outros recursos e informações úteis.

 

O Projeto “Cuidar dos Cuidadores” é apoiado, em Portugal, pela Merck, Amgen e Boehringer Ingelheim e está a ser lançado em parceria com dois gupos membros da DiCE – Colores na Finlândia e Europacolon Polónia.

 

Artigo anterior

Procura por bens sustentáveis aumenta 71% a nível mundial

Próximo artigo

LPN desafia a criar bombas de sementes para atrair e salvar abelhas