Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Lançado novo portal da Segurança Social com abordagem centrada no utilizador

Lançado novo portal da Segurança Social com abordagem centrada no utilizador

O novo portal é totalmente responsivo, adaptado aos dispositivos móveis, e cumpre todas as normas ao nível da acessibilidade, para garantir o acesso e a inclusão de todos os cidadãos. Estão também disponíveis novos serviços a partir deste novo portal.

Pinterest Google+
PUB

Para assinalar o Dia Nacional da Segurança Social, comemorado a 8 de maio, e aprofundando a estratégia de digitalização desta área, foi lançado o novo Portal da Segurança Social, que se encontra disponível no mesmo endereço que até agora, www.seg-social.pt, informa o Governo em comunicado.

 

O novo portal tem uma organização mais simples e user friendly, passando a disponibilizar conteúdos numa abordagem centrada no utilizador, com inovação na usabilidade e design para corresponder às necessidades dos cidadãos e entidades empregadoras.

 

Este é um portal totalmente responsivo, adaptado aos dispositivos móveis, e cumpre todas as normas ao nível da acessibilidade, para garantir o acesso e a inclusão de todos os cidadãos. Por outro lado, com o lançamento do novo portal procedeu-se ainda a um reforço ao nível da segurança, informa o comunicado.

 

Também a partir de agora passa a ser possível proceder ao agendamento, através do serviço SIGA, de atendimento através de videoconferência, o que até aqui apenas estava disponível após contacto junto da Linha da Segurança Social (300 502 502).

 

VEJA TAMBÉM: BRAGANÇA JÁ SELECIONOU AS QUATRO FAMÍLIAS QUE VÃO EXPERIMENTAR VIVER NA REGIÃO

 

É também lançada uma nova plataforma de divulgação de estatísticas, que apresenta informação de forma interativa através de Business Intelligence. A informação passa a estar disponível através de quadros e permite um conhecimento e leitura mais simples dos principais indicadores do sistema da Segurança Social, como prestações sociais.

 

Esta nova plataforma, que concretiza a medida Simplex «Stat Segurança Social», passa ainda a disponibilizar informação sobre remunerações e contribuições declaradas de trabalhadores dependentes e independentes, continuando a ser possível a análise de dados através da descarga dos ficheiros respetivos. Foram introduzidas algumas alterações metodológicas.

 

De acordo com o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, «a simplificação e modernização da Segurança Social está inscrita no programa Simplex e aprofunda a estratégia de transição digital da Segurança Social, o que permite potenciar o acesso e o conhecimento do sistema a todos os cidadãos e assim gerar maior confiança nos serviços disponibilizados. Vamos continuar a trabalhar para uma Segurança Social mais justa, simples, ágil e transparente».

 

Artigo anterior

Há um ninho de gaivotas no seu prédio? Ajude a contá-las e participe no primeiro censo de gaivotas em Portugal

Próximo artigo

Emprego jovem: as soft skills mais valorizadas pelos empregadores