Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Lançada plataforma de adoção de animais totalmente digital

Lançada plataforma de adoção de animais totalmente digital

Com o site Euadoto.org, dar um lar a um animal abandonado está à distância de um clique. Aqui, os futuros donos podem ver fotografias do animal, conhecer o seu perfil e historial e marcar posteriormente a primeira visita ao que poderá ser o futuro membro da família.

Pinterest Google+

Já está a funcionar a plataforma Euadoto.org, que foi criada com o objetivo interligar as associações interessadas no bem-estar dos animais e as pessoas que queiram adotar animais abandonados, simplificando ao máximo todos os procedimentos para um processo de adoção online e intuitivo.

 

Nesta plataforma, estão disponíveis cães e gatos para uma adoção responsável bastando a todos os interessados seguir alguns passos. Em primeiro lugar aceder ao separador ‘Animais’, que inclui uma listagem dos animais disponíveis e respetivas fotos, além de informações como a idade, o género, o tamanho e respetivo historial, referindo, por exemplo, como foi encontrado e o perfil em termos de sociabilidade.

 

Veja também: Tenho um animal doméstico. E agora?

 

Após a escolha do animal de estimação será necessário preencher um questionário sucinto, destinado a perceber se o animal é o mais adequado às circunstâncias de vida dos interessados na adoção. Um processo 100% digital onde basta depois marcar a visita presencial para conhecer aquele que se poderá tornar um novo membro da família.

 

Após serem validados os procedimentos do centro de recolha, o animal está adotado e será conduzido a um centro médico veterinário para uma observação e aconselhamento médico gratuito que dará informação do acompanhamento adequado a ter com o animal. Todo o trabalho de ajuda a animais abandonados promovido na plataforma é efetuado por voluntários.

 

Segundo o comunicado divulgado pela plataforma, esta surge como um canal privilegiado para a promoção da adoção de animais abandonados, sobretudo no âmbito da aprovação recente do diploma que estabelece o processo de esterilização de animais abandonados e respetivo encaminhamento para adoção como medida padrão, autorizando o abate apenas a animais em sofrimento ou com graves problemas comportamentais. O diploma concede um período transitório de dois anos para os municípios se adaptarem, pelo que o abate será efetivamente proibido no decorrer do ano de 2018.

 

Veja também: O animal ideal para cada signo

 

Este diploma está, aliás, a criar uma forte pressão sobre os centros de recolha, pelo que a plataforma surge numa altura crucial, uma vez que será um instrumento muito útil a dinamizar a adoção de animais abandonados.

 

Através do Euadoto.org,  todos os interessados no bem-estar animal podem igualmente ter acesso a notícias que dizem respeito ao mundo animal e que interessam aos donos como, por exemplo, nova legislação e saúde animal, mas também aos contactos úteis para apoio à erradicação dos maus tratos animais através da comunicação dos mesmos às autoridades responsáveis.

 

Artigo anterior

É preciso saber lidar com as frustrações!

Próximo artigo

Saiba o que são leites adaptados