Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Lado racional do cérebro é essencial para ter ideias originais e criativas

Lado racional do cérebro é essencial para ter ideias originais e criativas

A originalidade de uma resposta varia consoante a conexão entre duas áreas distintas do cérebro - uma espontânea e outra de cariz analítico .

Pinterest Google+

Desenvolver uma ideia original e criativa requer a ativação simultânea de duas áreas distintas do cérebro: o lado ‘associativo’ – espontâneo – e o lado ‘conservador’ – racional, de acordo com uma investigação realizada pela Universidade de Haifa, em Israel.

 

Segundo os investigadores, a criatividade é a capacidade do individuo pensar algo novo e original para resolver problemas. No entanto, nem todas as soluções são consideradas criativas. Se a ideia não for inteiramente aplicável, não é considerada criativa.

 

Veja a galeria: 10 Comportamento a eliminar no seu dia a dia 

 

O estudo colocou a hipótese de que para uma ideia criativa ser produzida, o cérebro ativa um número diferente de redes. Na primeira parte da investigação, para testar o nível de criatividade dos participantes foi-lhes pedido que tivessem uma ideia, em 30 segundos, nova, original e inesperada para o uso de diferentes objetos. As respostas foram avaliadas quanto à sua originalidade. Na segunda parte, os entrevistados foram convidados a dar, em meio minuto, a sua melhor descrição dos objetos. Durante os testes, todos os participantes foram submetidos a uma ressonância magnética funcional para examinar a sua atividade cerebral ao fornecer a reposta.

 

Os investigadores descobriram um aumento da atividade cerebral na área ‘associativa’ do cérebro entre os participantes que obtiveram uma pontuação alta na originalidade. Este lado do cérebro trabalha, principalmente, em segundo plano quando a pessoa não está concentrada.

 

Veja a galeria: Pequenos passos para se tornar mais perspicaz

 

No entanto, esta área do cérebro não opera sozinha. Para a resposta ser original, uma região adicional trabalha em colaboração com a área ‘conservadora’, a área do controle administrativo. Está é a área relacionada com as normas sociais e regras.

 

O estudo concluiu que quanto mais forte for a conexão entre as duas regiões do cérebro, maior é o nível de originalidade da resposta. Se por um lado uma área do cérebro produz ideias inovadoras, há, por outro, a necessidade de avaliar se é aplicável e razoável. «A capacidade do cérebro para operar estas duas regiões em paralelo resulta em criatividade», elucidam os autores, segundo as declarações citadas pelo ‘Science Daily’.

Artigo anterior

Sonic Blast Moledo 2016

Próximo artigo

Dieta mediterrânea influencia a memória