Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Kitchari: terapia Ayurvédica saborosa

Kitchari: terapia Ayurvédica saborosa

O Kitchari é o prato de eleição ayurvédico para acompanhar processos de desintoxicação.

Pinterest Google+
PUB

Considerada a melhor combinação de alimentos nutritivos e facilmente metabolizáveis pelo sistema digestivo, o kitchari é tradicionalmente feito de lentilhas amarelas, feijão mung ou ervilhas, arroz basmati, uma mistura de especiarias digestivas (como açafrão da índia, sementes de cominho, gengibre e pimenta preta) e ghee, e tem tantas variações quantos os cozinheiros que as preparam.

 

A teoria por trás da eficácia deste prato está relacionada com o conceito de combinação de alimentos. Um jejum de nutrientes simples dá ao nosso sistema digestivo uma pausa muito necessária, após a contínua e confusa ingestão de diferentes alimentos a cada refeição.

 

Sendo um prato de uma só panela, as lentilhas (dahl) e o  arroz são cozidos juntos até tornarem-se quase uma papa, o que os torna mais fáceis de absorver.  A mistura de especiarias incendeia aquece o fogo digestivo, e o ghee (ou óleo de coco) ajuda a lubrificar o sistema digestivo e permite a assimilação de nutrientes solúveis em gordura.

 

VEJA TAMBÉM: AYURVEDA: ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA NA PRIMAVERA

 

A receita pode ser feita de várias formas de modo a adequar-se à constituição da pessoa que a consome, ao propósito terapêutico, e à estação do ano em que é ingerida.

 

O kitchari é originário do subcontinente asiático e tem referências que datam de milhares de anos. O uso habilidoso de especiarias e vegetais pode produzir efeitos de equilíbrio nos três doshas . Tem muitas qualidades, porém ser rápido e fácil de preparar torna-o um prato popular para quase todos os estilos de vida. O arroz Basmati e mung dal juntos criam um alimento equilibrado que é uma boa combinação de proteínas e é tridóshico. Este alimento completo é fácil de digerir e dá força e vitalidade e nutre todos os tecidos do corpo. O Kitchari é o alimento preferido para jejuar, para um monojejum, ou para um programas de limpeza como o Panchakarma. O Kitchari é excelente para a desintoxicação e regeneração das células. As escolhas de estilo de vida são um dos princípios básicos do Ayurveda e a dieta é uma parte importante de um estilo de vida saudável. A única advertência é que uma mono-dieta com kitchari pode levar à obstipação se tomada exclusivamente por vários dias, pois é pobre em fibras. Para garantir a eliminação adequada, pode-se tomar fora da refeição cascas ou sementes de psyllium com água, ou farelo de aveia ou sumo de ameixa.

 

A receita

O kitchari é um dos alimentos mais básicos da Ayurveda e tem uma textura semelhante à aveia. Pode ser apreciado a qualquer hora do dia, no entanto, é mais frequentemente apreciado ao almoço ou jantar como prato principal.

 

Opções:

Legumes como curgete, espargos, batata-doce, brócolos

Para condições Vata ou Kapha: adicione uma pitada de pó de gengibre

Para Pitta: deixar de fora as sementes de mostarda, e acrescentar uma dose extra de coentros

 

Ingredientes:

1/2 chávena de arroz basmati (há quem hoje em dia faça também com quinoa ou arroz integral)

1 chávena de mung dahl (amarelo partido, ou ervilhas, ou feijão mung)

6 chávenas (aproximadamente) de água

2 cm de raiz de gengibre, picada ou ralada

Sal mineral (1/4 colher de chá ou mais)

2 colheres de chá de ghee

1/2 colher de chá de coentros em pó

1/2 colher de chá de cominhos em pó

1/2 colher de chá de pimenta preta em pó

1/2 colher de chá sementes de cominhos inteiras

1/2 colher de chá de sementes de mostarda

1 colher de chá de sementes de funcho

¼ colher de Cardamomo em pó

1/2 colher de chá açafrão em pó

1 pitada de assa-fétida

Um punhado de folhas de coentros frescos

Opcional: Sumo de meio limão (por porção)

1 e 1/2 chávena de vegetais variados (opcional, e em adequação à constituição da pessoa e estação do ano)

 

Preparação:

Escolher cuidadosamente o arroz e o dahl e lavar cada um separadamente em pelo menos 2 trocas de água. Adicionar as 6 chávenas de água ao arroz e dahl e cozinhe tampado até ficar macio, cerca de 20 minutos. Enquanto a mistura estiver a cozer, preparar os vegetais que se adequarem à constituição. Cortar em pedaços pequenos. Adicione os legumes à mistura de arroz e dahl cozidos e cozinhar por mais 10 minutos. Numa panela separada, refogar as sementes no ghee até que explodam. Em seguida, adicionar as outras especiarias. Mexer para libertar os aromas e sabores. Misturar os temperos salteados na mistura de dahl, arroz e vegetais cozidos. Adicione o sal mineral e os coentros fresco picados e servir.

 

Pode ser ingerido simples ou com um fiozinho de ghee. Decorar com coentros frescos picado, e acompanhar com uma salada de tomate e cebola. Servir com pão caseiro.

 

Acompanhar com infusões para cada Constituição:

Infusão Vata: partes iguais de gengibre moído, cominhos e coentros

Infusão Pitta: partes iguais de cominhos moídos, coentro e erva-doce

Infusão Kapha: partes iguais de gengibre moído, canela e uma pitada de cravinho

 

Para armazenar: Deixar esfriar completamente antes de o colocar num recipiente de vidro hermético por apenas um dia no frigorífico. Devemos idealmente comer comida fresca e rica em prana.

 

Para reaquecer: Aquecer no fogão. Mexer com um pouco de água, cerca de ¼ chávena de água para cada chávena de kitchari, para obter a consistência de papa.

 

 

 

 

Artigo anterior

Hipertensão arterial: valores, sinais de alerta e fatores de risco

Próximo artigo

Sua Majestade, o Rei