Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Kefir: A pérola do Cáucaso

Kefir: A pérola do Cáucaso

Pinterest Google+

Originário do Cáucaso, foi introduzido no resto do mundo no início do século XX.

 

O kefir é um produto alimentar obtido através da fermentação do leite por microrganismos benéficos. O aspeto é muito semelhante ao do iogurte, no entanto, tem um maior valor nutricional e terapêutico.

 

Além da presença das bactérias benéficas e das leveduras, o kefir contém sais minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais, importantes para a manutenção das funções vitais do organismo.

 

A sua riqueza em diversos nutrientes, tais como triptofano (aminoácido essencial), cálcio e magnésio, promovem um efeito relaxante no sistema nervoso. O kefir também fornece boas quantidades de fósforo, um mineral que participa no metabolismo da absorção dos hidratos de carbono, das gorduras e das proteínas. Estes nutrientes, por sua vez, são responsáveis pela manutenção, crescimento celular e fornecimento de energia ao organismo.

 

Além destes nutrientes, o kefir é uma excelente fonte de vitamina K e vitamina A. Uma ingestão adequada destas vitaminas leva ao bom funcionamento dos rins e do fígado, acelera os processos de cicatrização e aumenta o sistema imunitário (aumento da resistência contra diversas patologias).

 

O kefir pode ser consumido ‘ao natural’ ou incrementado com outros alimentos, como fruta fresca, seca ou oleaginosa, cereais, mel, etc., que o torna ainda mais saboroso e nutritivo.

 

O kefir difere do iogurte por conter colónias de bactérias benéficas (probióticos) que colonizam o trato gastrointestinal, onde controlam e destroem o desenvolvimento das bactérias patogénicas.

 

Outra característica muito importante do kefir é que as bactérias e as leveduras que o constituem utilizam a maior parte da lactose (açúcar do leite) durante o processo de fermentação, tornando-o num alimento indicado para os casos de diarreia e diabetes, e uma ótima fonte proteica para as pessoas com intolerância à lactose.

Artigo anterior

As 12 formas de comer mexilhão

Próximo artigo

Caitlyn Jenner é capa da 'Sports Illustrated' para celebrar a sua carreira