Home»GLAMOUR»CELEBRIDADES»Kate Winslet revela que sofre de incontinência

Kate Winslet revela que sofre de incontinência

Em Portugal, a incontinência afeta 20% da população com mais de 40 anos, o que significa que 1 em cada 5 portugueses, acima dos 40 anos, sofre desta doença.

Pinterest Google+
PUB

A atriz Kate Winslet, de 40 anos, revelou num programa televisivo de comédia americano , ‘The Graham Norton Show’, que sofre de incontinência de esforço, o que provoca perda involuntária de urina quando o corpo está sob pressão física, como, por exemplo, tossir, espirrar, rir, levantar objetos pesados ou até mesmo a fazer exercício físico. «Eu já não posso sequer saltar em trampolins que me “molho”», conta Winslet. «É horrível, especialmente quando estou a usar uma saia».

 

Winslet não está sozinha. Qualquer pessoa pode sofrer desta condição, em particular, mulheres que já deram à luz. O músculo que suporta a bexiga fica mais fraco após o parto e, para quem é mãe pela primeira vez, a mudança drástica de hormonas pode afetar o músculo do pavimento pélvico. Para algumas destas mulheres, os sintomas de incontinência de esforço começam imediatamente após o parto e depois aumentam, mas para outras, a doença progride com a idade. «É o que acontece quando já tens alguns filhos. É fantástico: dois espirros e estou bem. Três e já não há nada a fazer», afirmou a atriz no programa.

 

Em Portugal, a incontinência afeta 20% da população com mais de 40 anos, o que significa que 1 em cada 5 portugueses acima dos 40 anos sofre desta doença.

 

Veja a galeria: Receitas caseias contra a enxaqueca

 

Os casos de incontinência são mais recorrentes no sexo feminino. «Entre os 45 e os 65 anos a proporção de casos de incontinência urinária é de 3 mulheres para cada homem», garante a Associação Portuguesa de Urologia.

Artigo anterior

David Bowie: os números do seu segredo

Próximo artigo

A complexidade do verbo amar