Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Juntos somos muito melhores

Juntos somos muito melhores

A atividade em equipa é o resultado de um esforço conjunto e, portanto, as vitórias e fracassos são responsabilidade de todos os envolvidos.

Pinterest Google+

Para quem não conhece, a Volvo Ocean Race é a regata mais longa do mundo, onde, ao longo de 8 meses, 7 veleiros percorrem 4 oceanos até alcançar 12 paradas em 6 continentes diferentes. Desde o dia 5 de abril, Itajaí, uma das cidades-escalas da corrida – ao sul do Brasil –, recebe os velejadores que estão a aventurar-se nesta prova desde outubro do ano passado, quando partiram de Alicante, em Espanha e seguiram para Lisboa, Cidade do Cabo, Melbourne, Hong Kong, Gaungzhow na China, Auckland na Nova Zelandia, Itajaí no Brasil, Newport nos EUA,  Cardife no País de Gales, Gotemburgo na Suécia, e  Haia nos Países Baixos, onde é a chegada da competição.

 

No dia em que fui conhecer a estrutura do evento cá no Brasil, assisti a alguns vídeos da competição e dos bastidores, e um ponto que me chamou muito a atenção – entre tantos – foi a importância do trabalho em equipa numa prova como esta, onde ressaltava que a tripulação deve focar-se não apenas na prova, mas num trabalho em equipa eficiente e duradouro.

 

VEJA TAMBÉM: OS DIFERENTES TIPOS DE AMIGOS: QUAL É O SEU PERFIL?

 

Caudrelier, um oficial veterano da marinha francesa, em entrevista à Forbes disse que a melhor forma de manter a equipa motivada é fazer com que se sintam importantes, confiar neles, dar-lhes responsabilidades. A principal tarefa de cada um é trabalhar com o outro.

 

Para se prepararem para a regata, cada equipa passa cerca de cinco meses juntos, treinando, trocando experiências e convivendo juntos. Apesar de todos os participantes terem excelentes habilidades de navegação, eles têm que ser capazes de confiar uns nos outros, darem-se bem e divertirem-se juntos. Isso pode ser um desafio quando se juntam pessoas de diferentes nacionalidades, idades, culturas, idiomas e géneros.

 

Cada equipa passará 8 meses navegando por mares desconhecidos, enfrentando ventos fortes, correntes marítimas, temperaturas variadas, com poucas horas de sono e espaço físico limitado. E, muito mais do que habilidade, um veleiro rápido, tática e sorte, nesta aventura pelos mares, o trabalho em equipa e a confiança mútua são essenciais para vencer esta corrida.

 

VEJA TAMBÉM: PORQUE FALAMOS DOS OUTROS? A CIÊNCIA EXPLICA

 

O mesmo acontece no nosso dia a dia profissional: se trabalhamos juntos com os nossos pares, se confiamos uns nos outros, se estamos todos focados num objetivo em comum, a chance de vencermos a nossa corrida diária, atingindo as metas e objetivos previstos, são muito maiores.

 

Algumas dicas para trabalhar bem em equipa são:

  • 1.Aceite opiniões
  • 2.Esteja aberta para ouvir novas ideias
  • Compartilhae idéias e informações
  • Seja participativa
  • 5.Aprenda com as diferenças
  • 6.Faça o seu melhor
  • 7.Converse, converse, converse (troque idéias)
  • 8.Critique apenas se for para somar
  • Conheça seu propósito
  • Dê feedback
Artigo anterior

Afinal, quanto tempo é que o sexo deve durar?

Próximo artigo

Dos Beija-me Depressa às Pimpinelas… 30 doces conventuais à prova em Tomar