Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Jogos para brincar com o nosso cão dentro de casa

Jogos para brincar com o nosso cão dentro de casa

No inverno, com o frio e a chuva, é normal que os passeios diários sejam mais curtos, mas isso não significa que o nosso cão não tenha atividade. Há muitos jogos que podemos fazer em casa, que combinam exercício físico e desafios mentais.

Pinterest Google+
PUB

Jogos em que os cães usam o seu olfato é um ótimo exercício para o corpo e a mente. Os cães têm um olfato muito desenvolvido, mas por vezes temos de os relembrar disso. Leia estas 4 sugestões.

 

  1. Espalhar a sua refeição pela casa

Mas que ideia é esta? É muito simples. Em vez de colocar a ração no seu comedouro, faça um percurso pela casa, que o seu cão vai percorrendo e comendo. A refeição deixa de ser um momento muito rápido, para ser um jogo interessante e delicioso para o nosso cão.

 

  1. Biscoitos escondidos

Podemos usar caixas pequenas, umas 4 ou 5, que colocamos ao contrário, dispostas em fila, escondendo um petisco sob uma delas. Depois, encorajamos o nosso cão a cheirar as caixas e descobrir onde está o prémio. Quando ele acerta, levantamos a caixa e revelamos a sua recompensa.

 

VEJA TAMBÉM: 10 DICAS PARA PROTEGER O NOSSO CÃO NO INVERNO

 

  1. Onde está o meu brinquedo?

A minha cadela, a Baci, adorava este jogo. Normalmente, usávamos o seu brinquedo preferido, uma ratazana do IKEA, que escondíamos, por exemplo, entre as almofadas do sofá, dentro da banheira, atrás de um cortinado ou debaixo de um tapete. Há imensos locais na nossa casa onde conseguimos esconder um brinquedo.

 

Pedíamos para ela se sentar e ficar numa divisão da casa, enquanto escondíamos a ratazana e depois dizíamos: “Baci, onde está a ratazana?”. E era vê-la a percorrer a casa, de cauda a abanar, a cheirar todos os recantos.  Quando encontrava o seu peluche ficava muito feliz e dava-nos para começar tudo de novo!

 

  1. Jogar às escondidas

Esta brincadeira também é útil para ensinar os comandos de “fica” e “busca”. Pedimos ao nosso cão para se sentar e ficar, escondemo-nos e depois dizemos “busca”. A recompensa somos nós! Quando o nosso cão nos acha é uma festa!

 

Artigo anterior

Cinco factos a saber sobre o cancro do pâncreas

Próximo artigo

Marriott procura viajantes para serem correspondentes do Tik Tok durante um ano