Home»GLAMOUR»MODA»Joalheira portuguesa expõe em Nova Iorque

Joalheira portuguesa expõe em Nova Iorque

Liliana Guerreiro é a primeira portuguesa a marcar presença no evento de joalharia contemporânea, a decorrer entre os dias 6 e 10 de outubro no Museu de Arte e Design de Nova Iorque.

Pinterest Google+
PUB

A joalharia contemporânea portuguesa está pela primeira vez representada no LOOT – MAD About Jewelry,  com  Liliana Guerreiro. A designer de joias portuguesa, cujo trabalho assenta na reinterpretação da filigrana, é uma das 50 convidadas a expor o seu trabalho no prestigiado evento nova-iorquino, onde as peças estarão também disponíveis para venda.

Na última década, Liliana Guerreiro, com raízes minhotas, dedicou grande parte do seu percurso a estudar a técnica da filigrana tradicional portuguesa, trabalhando em parceria com uma dupla de artesãos de uma das mais antigas oficinas do país, mestres nesta arte. Desta parceria emerge o projeto Filigrana, que consiste numa desconstrução da técnica, sob o signo dos seus elementos-base, o fio e o grão. Estes são trabalhados com leveza e simplicidade, em formas puras e depuradas, dando protagonismo à técnica e preservando a autenticidade da arte.

Do projeto Filigrana surgiram várias coleções ao longo dos anos, que estarão agora em exposição no Museu de Arte e Design de Nova Iorque. Em destaque, estarão “Leveza”, “Malha” e “Bocais”, com peças intemporais e que já projetaram o nome da designer a nível nacional e internacional, com o 1º Prémio no 1º Concurso Internacional Design de Joalharia “Reanimar a Filigrana”, atribuído ao colar “Malha”.

O percurso internacional, com vários prémios e menções honrosas pelo caminho, vale agora a Liliana Guerreiro a presença no museu de arte nova-iorquino. Para a portuguesa, “é um orgulho enorme poder representar Portugal num evento desta dimensão e dar a conhecer uma abordagem diferente à filigrana que, sendo uma técnica ancestral, tem a capacidade de se renovar e moldar a diferentes abordagens e visões, do clássico ao contemporâneo.”

Liliana Guerreiro tem marcado presença nos maiores eventos internacionais do setor. Depois de feiras em Paris, Munique e agora Nova Iorque, a marca portuguesa de autor ruma a Amesterdão para a Feira Sieraad, uma das mais influentes do mundo.

Artigo anterior

As maiores divas do cinema

Próximo artigo

Elton John e companheiro são os convidados de honra em evento gay