Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Jejum alternado com refeições normais é tão eficaz quanto restrição calórica diária

Jejum alternado com refeições normais é tão eficaz quanto restrição calórica diária

Boas notícias para quem é bom garfo: alternar dias de jejum com dias de alimentação normal é tão eficaz como restringir o consumo de calorias todos os dias, revela um novo estudo.

Pinterest Google+

Fazer um regime alimentar em que se alterna dias de alimentação normal com dias de jejum é tão eficaz no controlo do peso como as dietas que restringem as calorias todos os dias, revela um novo estudo realizado na Universidade de Illinois, em Chicago, EUA.

 

O estudo, publicado no jornal da Associação Médica Americana, seguiu 100 adultos obesos durante um ano distribuídos por três grupos: os que fizeram um regime alternado de alimentação normal e jejum, os que seguiram um regime de restrição calórica diária e um grupo de controlo.

 

Veja também: Alternativas saudáveis para momentos súbitos de gula

 

Os que estavam no primeiro grupo – com dieta alternada – consumiam apenas 500 calorias no dia de jejum e podiam comer o que quisessem nos outros dias. O segundo grupo teve que restringir a ingestão calórica em 25% e só consumiam 1500 calorias por dia, todo os dias. Já o grupo de controlo fazia a dieta normal.

 

Os resultados mostraram que tanto o primeiro como o segundo grupo perderam peso, sem grandes diferenças. Aliás, o primeiro grupo teve uma perca ligeiramente superior (6%) à do grupo que só consumia 1500 calorias por dia (5,3%) Mas ambos os grupos viram perdas de peso eficazes quando comparados com o grupo de controlo.

 

Veja também: Drunkorexia: a fuga das refeições para o álcool

 

A investigadora principal, Krista Varady, diz que os resultados reforçam a teoria de que o jejum de dia alternado é uma boa estratégia para perda de peso. «A obesidade é uma doença complexa com muitas causas e muitas consequências graves», explica Varady, professora de nutrição. «Os resultados deste estudo ilustram que o jejum de dia alternado é uma opção eficaz para alcançar e manter a perda de peso, especialmente para homens e mulheres que tentaram, mas não conseguiram perder peso por restrição calórica diária».

 

Segundo o comunicado da universidade, este novo estudo é o maior e mais longo estudo sobre jejum de dia alternado feito até à data. «Quando se trata de perda de peso, as pessoas precisam de encontrar o que funciona com elas», acrescenta Varady. «O jejum de dia alternado é outra ferramenta no nosso arsenal», conclui.

 

Artigo anterior

Reem Acra x Tiffany’s: quando o luxo dos vestidos de noiva e das joias se juntam

Próximo artigo

Dicas de estilo para mulheres petite