Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Já experimentou auriculopuntura?

Já experimentou auriculopuntura?

Sabia que a sua orelha refleto todo o seu organismo? Conheça os benefícios desta técnica que remonta aos primórdios da medicina tradiconal chinesa.

Pinterest Google+

Auriculopuntura é um método terapêutico que utiliza o estímulo de pontos reflexo no ouvido. O nome pode soar a algo de outro planeta, mas este é um dos recursos da acupuntura e visa, de um modo simples, promover o equilíbrio do fluxo de energia no corpo.

 

Veja a galeria: Estratégias nutricionais para aliviar a ansiedade

 

Este termo aplica-se, em específico, quando o estímulo de determinados pontos é realizado através da inserção de agulhas na orelha. Pode também encontrar o termo auriculoterapia que se diferencia nos métodos que utiliza, nomeadamente laser ou colocação de sementes na aurícula.

 

Esta (auriculopuntura) é uma das várias técnicas inerentes à medicina tradicional chinesa e funciona como um sistema reflexo no qual a anatomia da orelha representa um micro-sistema, espelhando o corpo inteiro, de acordo com a posição do feto pouco tempo antes de nascer. É no pavilhão auricular que se encontram os pontos reflexos do corpo humano. Estes permitem que o seu estímulo seja benéfico no tratamento de vários sintomas e patologias.

 

Veja a galeria: Sinais de que o stress se está a transformar numa depressão

 

A história da auriculopuntura é antiga e a sua existência remonta os primórdios da medicina tradicional chinesa, existente há milhares de anos. Desde os registos clássicos desta medicina que se encontram várias referências a pontos da orelha no tratamento de vários prolemas de saúde.

 

No entanto, a organização e mapeamento complexo da orelha é mais recente. Este Sistema Reflexo foi descoberto e desenvolvido pelo médico francês Paul Nogier na década de 50.

Artigo anterior

Instagram paga 10 mil dólares a criança de 10 anos

Próximo artigo

Tudo o que precisa de saber sobre relações sexuais durante o período