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Já comeu fruta hoje? A hora certa para o fazer

Todos sabemos que a devemos consumir, mas existem alegações de que esta deve ser evitada em certos momentos. Estes são cinco mitos sobre o melhor momento para comer fruta, a par com a verdade da questão. Leia primeiro o mito e, na imagem seguinte, o que é verdade.

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Mito 1: Coma sempre fruta com o estômago vazio. Este mito afirma que comer fruta depois da refeição retarda a digestão, faz com que comida fique a fermentar mais tempo no estômago e que causa gazes e desconforto intestinal.

 

A verdade: Embora seja verdade que a fibra da fruta possa retardar a libertação dos alimentos no estômago, as restantes alegações são falsas. A fibra da fruta retarda o tempo que o estômago demora a esvaziar o seu conteúdo, o que pode ser bom para que a pessoa se sinta cheia durante mais tempo e reduza o consumo de calorias.

 

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Mito 2: Comer fruta antes ou depois de uma refeição reduz o seu valor nutricional.

 

A verdade: A afirmação não é de todo verdade. O estômago funciona como um reservatório e liberta pequenas quantidades de cada vez para que os intestinos possam digerir facilmente aquilo que come.

 

Mito 3: Se tem diabetes, deve comer fruta uma a duas horas antes e após as refeições. A ideia aqui imposta é que os diabéticos têm, muitas vezes, problemas digestivos, e comer fruta fora das refeições ajuda, de alguma forma, a melhorar a digestão.

 

A verdade: Este é um conselho muito mau para a maioria dos diabéticos porque o açúcar contido na fruta pode entrar na corrente sanguínea mais rapidamente, algo que as pessoas com diabetes tentam evitar ao máximo. Não há nenhuma evidência científica que suporte esta afirmação. A melhor hipótese é acompanhar a fruta com um alimento rico em proteína, fibra ou gordura para que o estômago liberte os alimentos no intestino delgado de forma mais lenta.

Mito 4: A melhor hora do dia para comer futa é à tarde. Alega-se que o metabolismo fica mais lento no período da tarde, e comer um alimento rico em açúcar (fruta) aumenta os níveis de açúcar no sangue e acorda o sistema digestivo.

 

A verdade: Esta afirmação não tem qualquer tipo de lógica real e não há nenhuma evidência que a apoie. A verdade é que qualquer alimento com hidratos de carbono aumenta temporariamente o açúcar no sangue, enquanto a glicose está a ser absorvida, independentemente da hora do dia.

 

Mito 5: Não deve comer fruta após as duas da manhã. Aparentemente, ao fazê-lo, o corpo não tem tempo para se estabilizar antes de dormir, proporcionando o aumento de peso.

 

A verdade: Não há nenhuma razão para temer esta situação. Comer fruta é efetivamente uma boa ideia a qualquer hora do dia. Fonte: Authority Nutrition

 

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