Iogurte regular ou grego? Conheça as diferenças
Se lhe parecem semelhantes, mas continua sem compreender porque o mercado diferencia o iogurte regular do grego, pois saiba que são de facto diferentes. Conheça as diferenças entre ambos e também os benefícios do iogurte grego.
Gosta mais de iogurte regular ou de iogurte grego? Este último, nos últimos anos, tem crescido em termos de popularidade e é muitas vezes promovido como uma escolha mais saudável do que o iogurte dito convencional. Mas quais as diferenças?
Se não está familiarizado com este tipo de iogurte, saiba que é uma versão do iogurte regular mais espessa e cremosa porque o soro é retirado. É feito a partir dos mesmos ingredientes, mas tem adição de mussalina, uma substância que não deixa a receita coalhar a altas temperaturas.
O soro que é retirado do iogurte contém enormes quantidades de açúcar de leite, a designada lactose. Portanto, o processo de transformação de um tipo para o outro não só muda a textura, mas também algumas das propriedades nutricionais. Sendo, à partida, o iogurte grego mais saudável por não ter o açúcar do leite, mas em última instância é melhor verificar os rótulos. Por este motivo, são também mais bem torelados por quem tem alguma sensibilidade à lactose.
VEJA TAMBÉM: NÃO É SÓ O LEITE. CONHEÇA OS ALIMENTOS MAIS RICOS EM CÁLCIO
Como acontece nos iogurtes regulares, os iogurtes gregos disponíveis no mercado não são todos iguais, uma vez que existem diferentes métodos de processamento e os ingredientes adicionados podem mudar o perfil nutricional do iogurte. O processo de drenar e retirar o soro é lento e pode demorar cerca de quatro horas.
Como tal, «alguns fabricantes encurtam o tempo de processamento ao adicionarem espessantes, como proteína de soro de leite em pó ou amido. Além disso, alguns iogurtes gregos contêm aromatizantes adicionados, o que pode aumentar o seu teor de açúcar», elucida a nutricionista Helen West, num artigo divulgado pela ‘Authority Nutrition’.
Quanto à quantidade de proteína do iogurte grego, uma vez mais, basta consultar o rótulo, mas este tem cerca do triplo das proteínas em relação ao iogurte regular. O teor de gordura do iogurte grego também pode variar e depende da quantidade de gordura no leite utilizada na sua produção. Por exemplo, o iogurte grego feito com leite integral contém mais gordura do que o iogurte grego feito com leite desnatado ou sem gordura. Geralmente fácil de detetar se rotulado em conformidade.
Para ter uma ideia da distribuição nutricional dos dois tipos de iogurte considere 100g de ambos. Enquanto que o iogurte grego tem 97 calorias, o iogurte regular tem 61. O primeiro contém 5g de lípidos e o segundo apenas 3g, no entanto, o iogurte grego tem mais proteína, 9g e 3g respetivamente. Por fim, o iogurte regular tem mais vitamina B12 (13% DDR e 15% DDR) e cálcio (10% DDR e 12% DDR), mas as diferenças não são significativas.
O lado divertido do iogurte grego é efetivamente a sua versatilidade. Pode ser consumido pleno como um snack, coberto de fruta, em batidos, em panquecas, em marinadas, como ingrediente base para molhos e tantas outras opções. Na galeria acima, veja algumas propriedades benéficas do iogurte grego.