Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Inove e rejuvenesça

Inove e rejuvenesça

Somos naturalmente dotados de coragem (ânimo) para fazer tudo aquilo que queremos e desejamos verdadeiramente alcançar. Apenas precisamos de ser realistas e darmos o primeiro passo.

Pinterest Google+

Todos os anos nos damos conta ao chegarmos a dezembro que muita coisa se conseguiu realizar, mas muitas outras ficaram por fazer. Em algumas pessoas instala-se uma certa sensação de frustração, um sentimento de que no percurso realizado durante os 365 dias do ano se perdeu aquela força e determinação que às vezes nos faz mover montanhas!

 

Todos nós nascemos dotados dessa força de quase super-herói, capaz de grandes feitos. A forma como gerimos essa capacidade ao longo dos dias e da nossa vida, ou talvez a facilidade com que nos esquecemos que a temos, é que nem sempre é bem gerida. Ânimo ou “animus”, (do latim), quer dizer estado de espírito, disposição, humor, estado de alma, desejo, intenção, vontade e coragem. Todos estas palavras se podem resumir numa única, somos simplesmente dotados da real capacidade de inovação diariamente.

 

Há uma frase do romancista e dramaturgo, Jean Cocteau, que eu uso com muita frequência quando alguém me quer demover do meu ânimo… «não sabendo que era impossível, foi lá e fez». Esta frase apenas nos define de forma simples e objetiva que somos capazes de vencer todos os obstáculos, se desconhecermos que eles existem. Ou seja, somos naturalmente dotados de coragem(ânimo) para fazer tudo aquilo que queremos e desejamos verdadeiramente alcançar. Apenas precisamos de ser realistas e darmos o primeiro passo.

 

O nosso corpo(organismo) é dotado da capacidade de regeneração natural, respiramos, comenos, dormimos. Ninguém se questiona porque somos capazes de cumprir com estas simples funções orgânicas, porque elas são naturais, fazem parte da nossa realidade de ser humano. Mas, além destas, todas as outras que nos tornam também humanos são naturais…

 

Quando nascemos o nosso organismo é dotado de imunidade total e esta só é transformada porque ao longo da evolução a sociedade tecnológica e moderna nos afastou da saúde e do verdadeiro viver holístico. A juventude biológica é algo ao alcance de qualquer um de nós, ela está inscrita no nosso DNA (epigenético) e é possível todos os dias restaurarmos esse poder. O corpo humano é a máquina mais fabulosa e mais completa alguma vez existente.

 

A relação corpo e mente é algo hoje visto de forma diferente porque a noção de mente (pensamento e sentimento) já não está associada apenas ao cérebro. O cérebro comunica com todas as células e isso faz com que a mente esteja espalhada por todo o corpo.

 

Por isso, é importante que as nossas ações, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos sejam realizados dia a dia como verdadeira arte de heroísmo, com coragem determinação, força, empenho e muito ânimo. Só assim podemos tornar o nosso corpo num recipiente jovem, um papel de embrulho bonito capaz de nos acompanhar ao longo da evolução da nossa idade biológica.

Artigo anterior

Sabe tudo sobre champanhe? Como o beber, que copo usar...

Próximo artigo

Exagerou na bebida? Veja como evitar a ressaca