Inês Franco, a maquilhadora das estrelas
Inês Franco é a maquilhadora de eleição de caras conhecidas como Cristina Ferreira, Sílvia Alberto e Iva Domingues. Ao longo dos anos, Inês Franco tem “pintado” os rostos da televisão. Recentemente lançou o livro “Guia Prático de Maquilhagem”, onde revela truques e dicas para aprender a maquilhar-se em todas as ocasiões.

As mulheres portuguesas já adquiriram o hábito de se maquilharem diariamente?
Eu acho que sim. Há cada vez mais interesse da parte das mulheres portuguesas em conhecer novos produtos de maquilhagem e em saber como adequá-los ao seu rosto. Cada vez as mulheres sentem mais necessidade de se sentirem bonitas quando saem de casa. É uma questão de valorização pessoal, estamos muito mais atentas a nós próprias.
Quais os erros mais comuns na hora da maquilhagem?
Os mais comuns são mesmo a escolha da base e o eyeliner torto.
Se o orçamento para a maquilhagem não é muito elevado, onde é mais importante investir?
Quanto a mim, na pele. Não há maquilhagem nenhuma que brilhe se a pele não estiver bonita. Portanto, primeiro que tudo invistam numa boa base.
Que items tem uma bolsa de maquilhagem para o dia-a-dia?
Tem o essencial: uma base, um corretor de olheiras, um pó translúcido , um blush que faça de sombra ao mesmo tempo, um lápis de olhos à prova de água, um rímel e um batom. Bastam sete produtos!
Qual é a área do rosto que apresenta um desafio maior?
Os olhos, definitivamente! É nessa área que tenho a certeza que as mulheres têm mais dificuldade. Porque a maioria delas procura os meus workshops para saber maquilhar os olhos. E é onde eu foco a aula.
Em termos de tendências, o que destaca para este outono-inverno?
Sem dúvida o batom bordeaux, os smokey eyes numa versão mais grunge, meio “esborratado” e em tons chumbo. Em contraste temos também a maquilhagem super natural com a pele bonita e luminosa.
De entre as maquilhagens que fez, há alguma história que a tenha marcado?
São tantas que não poderia contar! Mas uma marcou-me por não a ter podido fazer e não ter ficado a saber quem era. Propuseram-me maquilhar uma estrela internacional, que não poderiam revelar o nome até ao dia do trabalho e eu estava fora do país. Até hoje penso quem seria.
Quando é que a Inês decidiu que queria ser maquilhadora?
Quando terminei o secundário era tudo o que eu queria. Nessa altura eu vivia numa aldeia e não havia muito conhecimento do que é a maquilhagem, como acontece hoje em dia que toda a gente conhece a profissão. Em 1998 descobri o curso da Cristina Gomes e decidi arriscar. Mesmo contra a vontade do meu pai, a família deixou-me seguir os meus instintos e correu bem. É à Cristina Gomes que agradeço todas as minhas bases de aprendizagem.
Quando maquilha alguém, é mais importante o rosto ou a personalidade?
Os dois. Eu pergunto sempre qual é a preferência da minha cliente porque tenho diariamente muita gente para maquilhar e todas as pessoas são diferentes e têm gostos pessoais. E é muito importante que as pessoas se sintam bem e que se sintam elas próprias. Mas gosto muito ouvir alguém extasiado a dizer ‘Não pareço eu!’.
O que é que as mulheres podem encontrar neste livro?
Podem encontrar todos os truques que eu uso diariamente no meu trabalho, para lhes facilitar a tarefa. Tentei fazê-lo da forma mais simples e mais prática e é só desta maneira que o sei fazer. No fundo, o livro pretende facilitar a tarefa, motivando a pessoa a querer maquilhar-se e sentir-se mais bonita.
Que técnica ou produto é desconhecido pela maior parte das pessoas e um ótimo trunfo?
Os primers, tanto de olhos como de rosto. O primeiro ajuda a fixar e não esborratar a maquilhagem dos olhos e o segundo a preparar e corrigir a pele antes de aplicar a base.
Qual a pessoa que gostaria de maquilhar?
A Kim Kardashian.
Que maquilhagem apresentou um maior desafio para si até hoje?
Todo os programas dos Gato Fedorento. Todos os dias vinham com ideias novas e eu tinha que me reinventar a cada ideia. Adorei trabalhar com eles.
Pode revelar-nos um segredo de maquilhagem de alguma das suas clientes?
Não revelo segredos de ninguém. Shiuuuuu…
Foto: Tiago Costa