Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»IKEA e NASA colaboram na criação de mobiliário para espaços pequenos

IKEA e NASA colaboram na criação de mobiliário para espaços pequenos

Não, as estações espaciais não vão ser mobiladas com peças da cadeia sueca (por enquanto, dizem). Trata-se de uma nova linha para usar no planeta Terra, criada para servir as necessidades futuras de viver em espaços cada vez mais pequenos. A nova linha vai chegar ao mercado em 2020.

Pinterest Google+

Chama-se RUMTID e é a nova linha de mobiliário e decoração criada pela IKEA em parceria com a NASA para servir espaços pequenos, que cada vez mais são uma realidade com a aglomeração das pessoas em grandes centros urbanos.

 

«Na IKEA, levamos a noção de espaço muito a sério. Tão a sério, na verdade, que no ano passado enviámos uma equipa para a Mars Desert Research Station, no Utah, EUA. Mas nós não estamos numa missão para mobilar no espaço (ainda não, pelo menos). Em vez disso, o objetivo é explorar as necessidades futuras da vida urbana em espaços pequenos. Os primeiros resultados serão lançados em 2020 e incluem grandes ideias como novos materiais mais leves e purificadores de ar», revela a cadeia em comunicado.

 

VEJA TAMBÉM: A FORMA CORRETA DE ORGANIZAR O FRIGORÍFICO

 

A coleção RUMTID, ou melhor, coleções, uma vez que foi dividida em quatro lotes menores, é inspirada nos extremos que se vivem no espaço. «Queremos aprender com cenários extremos e traze-los de volta à Terra, concentrando-nos na urbanização e no pequeno espaço de vida», diz Siri Skillgate, um dos cinco designers envolvidos.

 

A equipa também visitou Tóquio, tendo ficado em hotéis-cápsula e vivenciado o pequeno espaço urbano em primeira mão. «Em Tóquio, existe um pensamento literal sobre o espaço pequeno que permite modularidade e mobilidade. Sentimo-nos realmente inspirados por todas as soluções interessantes nas casas das pessoas e nos hotéis cápsula – em particular quando se trata de armazenamento», diz Siri.

 

VEJA TAMBÉM: O ESSENCIAL PARA O ESCRITÓRIO MODERNO

 

Os quatro lançamentos da coleção RUMTID serão baseados nos conceitos de Tempo, Espaço Pequeno, Água e Ar, respetivamente. Entre as novidades está um material leve feito de verniz enrolado em tubos ocos, desenvolvido pela equipa da IKEA. «Ao cortar os tubos em comprimentos diferentes e apertá-los juntos, podemos construir praticamente qualquer coisa, seja sofás, armários, camas ou qualquer outra coisa completamente diferente», diz o líder criativo, Michael Nikolic.

 

O novo material e o método de construção não são apenas flexíveis e, portanto, perfeitos para espaços pequenos. Como o processo de produção leva a quase nenhum desperdício, também é ótimo do ponto de vista da sustentabilidade, adianta a cadeia sueca. Veja imagens na galeria acima.

Artigo anterior

Mirtilos, o rei dos antioxidantes em exposição durante quatro dias

Próximo artigo

Vão sair pela primeira vez? Reveja as regras para o primeiro encontro