Home»S-Vida»Ideias para celebrar os Santos Populares em casa

Ideias para celebrar os Santos Populares em casa

Numa altura em que a pandemia impossibilita a celebração dos Santos Populares entre a multidão, nada como ser criativo e tirar o melhor partido das festas de Santo António, São João e São Pedro em casa, com grupos mais reservados, mas a mesma animação.

Pinterest Google+

A plataforma digital especializada no setor da construção, Habitissimo, reuniu cinco dicas de decoração para viver o espírito dos arraiais sem precisar de sair à rua.

 

Criar um mural de sardinhas

Rainha de qualquer mesa quando entalada no pão, a sardinha é também um dos motivos artísticos mais associados às festas de junho. Criar um mural de sardinhas com materiais reciclados garante horas de diversão em família e um colorido temático que vai fazer sobressair qualquer parede.

 

VEJA TAMBÉM: NOS SANTOS POPULARES, A RAINHA É A SARDINHA!

 

Içar balões, lanternas e bandeiras

O bom espírito bairrista pede que ruas, varandas e janelas sejam decoradas a preceito. Aplicados em casa ou no jardim os enfeites de papel de seda vão delimitar o ‘coração da festa’ e oferecer um sortido rico em formas e cores.

 

Instalar uma parede de manjericos

Se tempos houve em que a oferta da ‘erva dos namorados’ funcionava como pedido de casamento, hoje o manjerico é a planta ideal para criar uma parede viva ou uma treliça com aroma característico. Além da planta, cada vaso traz um cravo feito em papel e um verso popular alusivo ao amor, recordações a guardar da celebração do Santo casamenteiro em casa.

 

VEJA TAMBÉM: CONHEÇA O SIGNIFICADO DOS VÁRIOS SÍMBOLOS DOS SANTOS POPULARES


Montar um Trono de Santo António ou Cascata Joanina

Se a cascata está para o solstício de verão como o presépio está para o solstício de inverno, fazer jus à tradição passa por homenagear os padroeiros. Os altares e tronos em miniatura, com figuras de barro, madeira ou papel, podem ficar em exposição e prolongar as memórias da ocasião neste ano excecional.

 

Construir um estrado para o bailarico

Nenhum arraial dos Santos fica verdadeiramente completo sem música popular e um pezinho de dança. Nos jardins e terraços mais espaçosos, um estrado ou um palco serão soluções de instalação fácil, para diferenciar a zona do bailarico.

Artigo anterior

Cascais mostra que o que procura no mundo está mesmo ao seu lado

Próximo artigo

Astrologia: Como fazer quando não tem a sua hora de nascimento?