Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Horas dedicadas ao voluntariado passam a ser contabilizadas em app própria

Horas dedicadas ao voluntariado passam a ser contabilizadas em app própria

Para além de registar todas as horas dedicadas ao voluntariado, a nova aplicação vai permitir que o número de horas seja convertido em pontos que poderão ser trocados por benefícios.

Pinterest Google+
PUB

No Dia Internacional do Voluntário, que se celebra a 5 de dezembro, é lançada uma inovadora app associada ao Cartão de Voluntário, que permite o registo de todos quantos praticam voluntariado, a contabilização das horas que dedicam a causas e ainda garante vantagens para as organizações com as quais colaboram.

 

«Pessoas extraordinárias merecem um cartão extraordinário», é o mote da campanha de comunicação que vai permitir que o tempo dos voluntários passe a ser duplamente valorizado e contabilizado.

 

Para além de registar todas as horas dedicadas ao voluntariado, esta nova aplicação vai permitir que o número de horas de voluntariado seja convertido em pontos que revertem para as entidades sem fins lucrativos e que poderão ser trocados por benefícios e descontos oferecidos por empresas da área da energia, da distribuição alimentar, das telecomunicações e outras que adiram ao projeto.

 

VEJA TAMBÉM: TURISMO VOLUNTÁRIO: UMA FORMA DIFERENTE DE VIAJAR PELO MUNDO

 

A nova aplicação é uma iniciativa da ENTRAJUDA, em parceria com a CASES-Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e a CPV-Confederação Portuguesa do Voluntariado, com tecnologia desenvolvida pela INCM-Imprensa Nacional Casa da Moeda, com apoio da Outsystems, da DNS.pt e da AKT.

 

A partir de hoje, os voluntários, cujo número em Portugal, de acordo com dados de 2018 no INE é estimado em mais de 695 mil pessoas, com mais de 15 anos, poderão descarregar a app no Google Play e na App Store e passar a registar o tempo disponibilizado, através de um QR Code disponível nos locais onde irão realizar ações de trabalho voluntário.

 

A app está ligada ao portal do portal do voluntário (cartaodevoluntario.pt) que inclui uma área pessoal na qual os voluntários podem consultar o seu percurso de voluntariado e obter declarações que atestem a sua participação nas diversas iniciativas. O portal terá também uma área dedicada às Organizações Promotoras, que podem fazer registo dos seus voluntários e ter conhecimento das horas de trabalho recebidas.

“Cada vez mais pessoas se dedicam a projetos, atividades ou causas solidárias de forma voluntária e desinteressada. Ser voluntário significa servir a comunidade, dentro daquilo que são as nossas horas extraordinárias. Com esta app e este cartão é possível contabilizar as horas de trabalho voluntário realizado por qualquer pessoa. E certamente teremos estatísticas reveladoras no bom sentido. Todos nós doamos horas a instituições e sabemos também que muitas instituições não têm forma contabilizar essas mesmas horas, este cartão e esta app vai permitir acompanhar mais de perto as horas que são doadas efetivamente às causas”, afirma Fernanda Freitas, porta-voz do Cartão de Voluntário. “Pretendemos acompanhar on time o voluntariado que é feito e poder desenvolver projetos cada vez mais precisos e adequados à solidariedade necessária”, conclui.

 

Com esta nova app do Cartão de Voluntário, Portugal passará a dispor de dados agregados sobre o total de horas de voluntariado desempenhadas de forma regular, comprometida e desinteressada por milhares de pessoas de norte a sul do país e regiões autónomas. Esta novidade vai permitir a Portugal ficar a par de outros países europeus, onde esta contabilização já é feita há vários anos.

 

O Presidente da República concedeu o Alto Patrocínio ao Cartão de Voluntário, enaltecendo assim a sua relevância.

Artigo anterior

Rápido e saudável? Cozinhe num wok

Próximo artigo

Como preservar a linha nas festividades de Natal