Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Homens também sofrem de depressão durante a gravidez das parceiras

Homens também sofrem de depressão durante a gravidez das parceiras

São várias as mulheres que sofrem de depressão durante a gravidez e mesmo no pós-parto, mas não são as únicas. Os seus parceiros também estão susceptíveis a experimentar sintomas de depressão durante estes períodos, pelas mais variadas razões.

Pinterest Google+
PUB

Um estudo publicado pelo ‘JAMA Psychiatry’ concluiu que os homens sob stress ou em mau estado de saúde apresentam sintomas depressivos elevados quando as suas parceiras estão grávidas e até nove meses depois do parto.

 

O presente estudo examinou os sintomas da depressão pré-natal e os sintomas de depressão pós-natal em 3.523 homens, com uma idade média de 33 anos, que responderam a entrevistas enquanto as suas parceiras estavam no terceiro trimestre da gravidez e também nove meses após o nascimento do filho.

 

Segundo o estudo, 2,3% dos pais (82 homens) foram afetados por depressão pré-natal elevada durante a gravidez da sua parceira e 4,3% dos pais (153 homens) foram afetados por depressão nove meses após a criança ter nascido.

 

Veja também: Celebridades confessam depressão pós-parto

 

Os sintomas elevados de depressão destes homens antes dos nascimentos foram associados ao stress e à saúde enfraquecida, enquanto que os sintomas elevados de depressão após o nascimento da criança foram associados ao stress sofrido durante a gravidez, deixar de ter uma relação com a mãe, a saúde precária, desemprego e historial clínico de depressão.

 

«Só recentemente é que a influência dos pais em crianças foi reconhecida como vital para o desenvolvimento psicossocial e cognitivo adaptativo. Dado que a depressão paterna pode ter efeitos diretos ou indiretos sobre as crianças, é importante reconhecer e tratar os sintomas entre os pais cedo, e o primeiro passo para fazer isso é sem dúvida aumentar a consciência entre os pais sobre o aumento dos riscos», conclui o artigo.

Artigo anterior

Youtube e Disney cortam laços com PewDiePie

Próximo artigo

O sexo e a domesticidade